Terapia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e pode ser aplicada no Sistema Único de Saúde

Na noite de ontem (4), os estudantes do curso de Farmácia do Centro Universitário Integrado participaram do minicurso “Aromaterapia: indicações farmacêuticas”. A atividade, ministrada pela egressa do curso Jéssica Santos Correa, teve como objetivo capacitar os estudantes e ampliar os conhecimentos nesta área, com experiências sensoriais dos óleos essenciais de Lavanda e Peppermint.

Na ocasião, além de um breve histórico, a farmacêutica explicou os processos de obtenção dos óleos essenciais, a forma correta de aplicá-los, os principais benefícios e componentes. A profissional ressaltou que apenas 3% da população faz uso da Aromaterapia e que há uma tendência de aumento desta prática para os próximos anos. Ao final, os alunos aprenderam, na prática, a fazer a inalação consciente dos óleos essenciais. 

Aromaterapia é uma técnica que usa os aromas liberados por óleos essenciais com finalidades terapêuticas, como promover o bem-estar, aliviar sintomas de doenças e fortalecer as defesas do corpo. 

Para a coordenadora do curso de Farmácia, profª Drª Ana Carla Biazon, a abordagem do tema é muito importante, uma vez que a Aromaterapia está inclusa como Prática Integrativa e Complementar em Saúde, institucionalizada como uma política nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda de acordo com a coordenadora, a presença de egressos na universidade trazendo conhecimentos nas diversas áreas de atuação do farmacêutico é motivo de muito orgulho.