Aprenda a se preparar para este momento tão importante e saiba como se comportar durante a entrevista

Frio na barriga, ansiedade e medo. Esses sentimentos aparecem instantaneamente a partir do momento em que somos chamados para uma entrevista de emprego. “Como me preparar? O que devo fazer? E o que não posso fazer de jeito nenhum?”. As dúvidas são muitas e a certeza é só uma: não basta ter apresentado um currículo impecável e não estar bem-preparado para ser entrevistado pela empresa.

A entrevista é, sem dúvidas, a etapa mais importante de um processo seletivo. Afinal, ela é uma oportunidade para você reafirmar o seu potencial, experiência e conhecimento profissional. É o momento certo para você convencer, de maneira sutil, que você é a pessoa ideal para aquele cargo que está sendo ofertado. Por isso, saber se preparar e se comportar durante uma entrevista pode te trazer grandes vantagens e te deixar mais perto do tão almejado emprego.

Separamos algumas dicas para você impressionar o recrutador e se dar muito bem. Confira abaixo:

Tudo começa por um bom currículo

Um currículo bem estruturado é o primeiro passo para alcançar uma boa entrevista de emprego. É ele, normalmente, que direciona os principais assuntos que serão abordados durante a conversa. Se você ainda tem dúvidas sobre como montar um bom currículo, você pode ler o nosso texto “Aprenda a montar um currículo perfeito” para torná-lo mais atrativo.

Pesquise sobre a empresa e o cargo!

Acesse o site e as redes sociais da empresa e leia sobre a sua história, entenda como ela é estruturada, veja quais são os serviços e/ou produtos que ela oferece. Ir para a entrevista ciente dessas informações pode te ajudar caso alguma pergunta seja feita pelo recrutador. Além disso, quanto mais você souber sobre a empresa, melhor. Conhecer a instituição demonstra interesse da sua parte.

Treine, treine e treine mais um pouco!

É impossível saber tudo que será questionado na hora da entrevista. No entanto, você pode se preparar para responder as perguntas básicas, como: o seu objetivo, o resumo da sua carreira profissional, os cursos e conhecimentos extras, as suas qualidades, defeitos, pretensão salarial etc. Simule uma possível conversa entre você e o recrutador e treine o que você vai falar. A ideia de falar sozinho em frente ao espelho pode soar assustadora, mas acredite: é de super valia.

Os seus treinos vão te ajudar a não gaguejar muito durante a entrevista e vão te preparar para ser breve e direto. Tudo isso contribuirá para demonstrar segurança sobre o que você estiver falando.

Escolha o look certo

A roupa é uma das primeiras coisas que um recrutador repara, ou seja, é responsável por causar a primeira impressão – podendo até ser o motivo da sua desclassificação do processo seletivo. Por isso, escolher o look correto é imprescindível.

Primeiro, avalie se a empresa tem um perfil mais formal ou informal. A resposta te ajudará a escolher qual peça vestir. Por exemplo: um escritório de advocacia naturalmente exige mais formalidade, então, um traje social atende as necessidades.

De qualquer forma, anote a dica: é sempre bom evitar acessórios muito extravagantes, como relógios, brincos e colares chamativos. Aposte no básico e na sutileza.

Seja pontual

Nada de atrasos!! Chegar atrasado para uma entrevista de emprego é um caminho sem volta para a desclassificação. A dica aqui é se organizar com antecedência para conseguir chegar com uns minutos de antecedência para se ambientalizar.

Antes chegar adiantado do que atrasado! A pontualidade é a característica mais básica de responsabilidade e comprometimento, portanto, dê a devida atenção a isso!

Tenha cuidado com o que você fala!

Durante a entrevista, você precisa ter muita cautela com o que você comenta. Nunca fale mal do seu antigo ou atual empregador, seja sempre sincero em relação ao motivo do seu desligamento na última empresa e jamais releve informações confidenciais sobre qualquer empresa pela qual você já tenha passado.

Não se esqueça de demonstrar, no seu tom de voz, entusiasmo pela vaga. Falar muito baixo e para dentro pode passar uma sensação de desânimo e desinteresse.

Pronto! Agora é só colocar essas dicas em prática, se preparar bastante e mandar muito bem na entrevista de emprego! Aproveite essa oportunidade para mostrar profissionalismo, dedicação, responsabilidade e comprometimento ao recrutador.

Boa sorte!