Artigo foi selecionado para publicação após apresentação em simpósio internacional

O ano de 2021 terminou produtivo e em festa para a então acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado, Andressa Taynara de Farias Mendes e a coordenadora do curso Thaís Serafim. Elas publicaram o capítulo “Monitoria Acadêmica em Avaliação Psicológica: as possibilidades de construção de si e do outro” que integrou o livro “Avaliação Psicológica em contextos de pandemia”.

O capítulo é fruto das experiências obtidas pela agora egressa Andressa enquanto monitora das disciplinas de avaliação psicológica ao longo da graduação. Sob supervisão da coordenadora Thaís, ambas escreveram um artigo que foi apresentado no I Simpósio Internacional de Avaliação Psicológica. Após apresentação os melhores trabalhos foram selecionados e convidados a compor o livro.

Para a coordenadora, ter o trabalho selecionado entre tantos outros no Brasil inteiro é motivo de muito orgulho. “Nosso capítulo enfatiza a importância das monitorias acadêmicas como auxílio pedagógico no processo de ensino aprendizagem na disciplina de avaliação psicológica – especialmente no período de pandemia, mas, sobretudo, na construção da identidade profissional dos acadêmicos envolvidos. Nossa análise se deu a partir da vivência da egressa Andressa que por dois anos desenvolveu a função de monitora sob minha supervisão”, conta Thais.

Segundo Andressa o interesse pela Avaliação Psicológica surgiu durante o estágio curricular. “Desde então, essa é uma área que me desperta muito o interesse, o que fez com que eu me engajasse nas atividades de monitoria por dois anos. Mas não foi somente o vasto campo e as múltiplas formas de atuação que me envolveram. As supervisões, o apoio e todo o conhecimento da Prof. Thaís Serafim foram essenciais para o ótimo desenvolvimento das atividades, me motivando a sempre buscar atualizações sobre os conteúdos. Assim, em 2021 participei de um congresso internacional sobre o tema e vi a oportunidade de compartilhar algumas experiências. Fiquei muito feliz com a publicação, pois foi possível relatar as potências da monitoria, a qual pode ser instrumento de transformação tanto para o aluno-monitor, quanto para o aluno-estagiário. Com isso, espero que nossas práticas ecoem, motivando os estudantes no processo de ensino-aprendizagem”,explicou a psicóloga recém-graduada.

“Preciso parabenizar o engajamento da Andressa ao longo da graduação que aproveitou as oportunidades de aprimoramento acadêmico-profissional ofertadas pelo Integrado e que concluiu a graduação já com uma importante publicação no currículo! Que esta conquista possa motivar ainda mais os estudantes a transporem os conhecimentos adquiridos na universidade para além de seus muros”, destacou a coordenadora.