Formado por acadêmicos de Medicina Veterinária, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

O Núcleo Integrado de Pesquisa Avícola (NIPAV) é formado por acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Integrado e coordenado pela professora e Médica Veterinária Dra. Camila Mottin.

O grupo se reúne semanalmente para realização de debates sobre temas de relevância na avicultura, aulas práticas, organização de palestras, visitas técnicas e para o desenvolvimento de dois projetos de pesquisa: “Impactos de alterações ambientais no comportamento de frangos de corte” e “Adição de probióticos na cama sobre suas características físico-químicas, desempenho, saúde e comportamento de frangos de corte”.

Visita técnica a um aviário

 A primeira pesquisa já foi concluída. O grupo analisou as alterações nas instalações de um aviário (iluminação, eliminação do campo de visão entre os boxes e o arredondamento dos cantos) para tentar evitar o comportamento de aglomeração dos pintainhos nas extremidades do local, estimulando assim o máximo desempenho. O comportamento das aves foi observado por câmeras, em uma metodologia recente e inovadora, o que reduziu a interferência do avaliador na análise.

Imagens de câmeras usadas para realização do comportamento das aves com as alterações ambientais.

A próxima pesquisa realizada pelo NIPAV será sobre “Adição de probióticos na cama sobre suas características físico-químicas, desempenho, saúde e comportamento de frangos de corte”. Por meio do Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (NEPE) do Centro Universitário Integrado, a pesquisa foi contemplada com bolsa de Iniciação Científica pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. O projeto também conta com bolsa de pesquisa do Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia – IN2 e tem previsão de início nos próximos meses.

O NIPAV está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil.