Projeto tem por objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação no agronegócio

O curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado, em parceria com o Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2) e o Sebrae, deu início, neste mês, à segunda edição do projeto “Agro Celeiro”.

Trata-se de um projeto pioneiro na área de inovação dentro da universidade, com objetivo de aproximar os acadêmicos do terceiro período do curso de Agronomia, que cursam a disciplina de projeto interdisciplinar, de metodologias ágeis e atividades que incentivam o empreendedorismo e inovação, desenvolvendo soluções para problemas reais enfrentados pelos produtores e empresas rurais.

Os estudantes passarão por uma maratona de seis encontros com o especialista em Inovação e Consultor do SEBRAE, Diogo Takayama, e o professor Engenheiro Agrônomo Antônio Krenski, percorrendo todas as etapas do processo, desde a ideação até a demonstração do produto desenvolvido, que será realizada na XII edição do CONCCEPAR (Congresso Científico da Região Centro Ocidental do Paraná).

Em 2021, as equipes campeãs desenvolveram soluções para semeadura de capim nas entrelinhas do milho; produto que minimiza os efeitos da Geada e um sensor de umidade no solo para manejo de irrigação. Além de aproximar os acadêmicos das necessidades reais dos agricultores, a expectativa é que as ideias mais relevantes possam se tornar produtos inovadores à disposição do mercado.