Acadêmicas de Medicina realizam pesquisa sobre estresse

Trabalho avalia a dosagem de cortisol em estudantes do curso

 

WhatsApp Image 2019-03-22 at 10.14.41

 

Na manhã de sexta-feira (22), os acadêmicos do 3º período do curso de Medicina participaram da coleta de dados do projeto de pesquisa intitulado: "Dosagem sanguínea de cortisol em acadêmicos do curso de Medicina para avaliação do estresse associado ao estilo de vida". Os universitários responderam a três questionários e realizaram uma coleta salivar de cortisol. O trabalho é realizado pelas estudantes Julia Chilante Ghellere, Mariana Monegat Costa e Ana Carolina Sofientini. O resultado será divulgado aos estudantes em uma semana.

 

WhatsApp Image 2019-03-22 at 10.14.40


A pesquisa, coordenada pelas docentes Ana Carla B. Biazon e Simone Colli, é de suma importância, pois permite avaliar os estudantes em situações que geram estresse, como na semana de provas, por exemplo.

 

WhatsApp Image 2019-03-22 at 10.14.41 (1)

 
O cortisol é o principal hormônio glicocorticoide produzido e secretado pelas glândulas adrenais após serem ativadas pelo eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Sua secreção ocorre de forma pulsátil, com maiores concentrações ao acordar. A intensa
produção de cortisol está relacionada com alterações no organismo o que contribui para aumentar o risco de doenças crônicas não transmissíveis. É conhecido como hormônio do estresse, e pode ser liberado em função de agentes estressores externos e internos. A Síndrome de Burnout é uma síndrome causada por estresse que acomete profissionais com esgotamento mental, em especial os profissionais da saúde e estudantes de Medicina. Nesse último grupo, o início da vida acadêmica gera mudanças significativas em muitos aspectos da vida do acadêmico e pode contribuir com o aparecimento dessa síndrome. Uma vez que o cortisol está relacionado com o estresse, o objetivo do presente projeto é determinar os níveis de cortisol salivar em estudantes de Medicina para avaliar o estresse dos mesmos e, possivelmente evitar o surgimento da Síndrome de Burnout por meio da identificação de agentes estressores extrernos ou internos.

Comentários
0