Agronomia promove curso de produção de mudas hortícolas

Participantes puderam conhecer as principais técnicas e insumos para a obtenção de mudas com alta qualidade 

mudas

O curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado realizou, no último sábado (15), o primeiro curso de produção de mudas hortícolas com alta qualidade. Realizado no setor de horticultura, localizado no câmpus da instituição, o evento reuniu acadêmicos e participantes da comunidade externa.

Ministrado pelo professor do curso de Agronomia do Integrado, Jhone Espíndola, o evento contou com uma parte prática onde os participantes puderam interagir com o professor e aprender na prática sobre as principais técnicas utilizadas na produção de mudas de hortaliças e frutíferas.

WhatsApp Image 2021-05-15 at 17.15.17

Durante o curso os participantes aprenderam sobre o uso dos diferentes recipientes e bandejas para a produção de mudas; composição e compostagem de substratos de alta qualidade; preparação e uso de defensivos e estimulantes naturais para a produção de mudas e manejo cultural; uso das diferentes ferramentas e insumos; importância e execução de enxertia de mudas de hortaliças e frutíferas; técnica de estaquia de mudas (citros e figo) e local de produção para produção de mudas, importância do ambiente de proteção (berçário para as mudas).

Um dos maiores desafios da cadeia produtiva de hortaliças é justamente a produção de mudas com alta qualidade, pois esse é o principal insumo da produção hortícola. Mudas bem formadas com alta qualidade fisiológica influenciam diretamente no desempenho final da planta, pois podem trazer todo o potencial produtivo e nutricional dos vegetais, enquanto mudas mal formadas podem comprometer a produção e a qualidade final do produto e, consequentemente, causar prejuízos ao produtor. Por isso a importância de se conhecer as melhores práticas e insumos para produção de mudas. 

Comentários
0