Agronomia realiza curso de Interpretação de Análise de Solo

Evento reuniu estudantes e profissionais no câmpus do Centro Universitário Integrado

solo

O curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado promoveu, nos dias 10 e 17 de maio, o curso de Interpretação de Análise de Solo. Ministrado pelo professor doutor Leonardo Pim Petean, o curso reuniu acadêmicos do curso de Agronomia, estudantes do Colégio Agrícola de Campo Mourão e engenheiros agrônomos. 

O curso teve como objetivo verificar a interpretação das análises do solo para fins de fertilidade e para estabelecer as adubações e correções solo necessárias para as principais espécies de interesse econômico da nossa região. Para isso, teve um caráter teórico-prático com explicações e exercícios complementares para o entendimento de como é interpretada uma análise de solo e calculadas as adubações em culturas por meio de fertilizantes, de acordo com suas fórmulas comerciais e também os corretivos agrícolas. 

Nos dois dias de curso, os participantes puderam aprender os princípios básicos de fertilidade de solo e nutrição de plantas, juntamente aos processos teóricos de análise de solo, começando pela amostragem até o recebimento do laudo laboratorial para fins de identificação dos teores nutricionais dos elementos químicos no solo. Além disso, desenvolveram uma dinâmica onde puderam conhecer a calagem, um processo fundamental para a produção eficiente de culturas agrícolas em solos ácidos. 

Em um agrossistema as plantas, em sua maioria, obtêm os nutrientes de que precisam do solo, sendo assim, avaliar a disponibilidade dos nutrientes torna-se extremamente necessário para um sistema produtivo eficaz.

 

Comentários
0