Franquias brasileiras é tema de artigo na Revista Perspectivas Contemporâneas do Integrado

Trabalho busca mostrar o que motiva empresas se internacionalizar

 

transformar-empresa-em-rede-de-franquias


Quem nunca foi a uma rede franquia de fast food? As franquias brasileiras são diversificadas e estão buscando cada vez mais a internacionalização de suas unidades. Um dos trabalhos publicados na 2ª. edição da Revista Científica Perspectivas Contemporâneas do Centro Universitário Integrado aborda o tema. O título do artigo é: Processo Decisório na Estratégica de Internacionalização das Redes de Franquias Brasileiras Internacionalizadas, dos autores: Jeferson Fuza (Centro Universitário do Norte Paulista/UNORP); Andrea Giovani Lanfranchi (Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM); e Lucas de Resende Melo (Universidade Paulista/UNIP).

O referido trabalho trata de redes de franquias brasileiras e do processo de decisão pela internacionalização dessas empresas. A pesquisa foi realizada com três franquias internacionalizadas dos segmentos de beleza, saúde e produtos naturais; de educação e treinamento; e de vestuário, por meio de estudo de casos múltiplos. O artigo mostra como ocorreu o processo decisório, quais foram as barreiras encontradas, quais foram os fatores que motivaram a empresa se internacionalizar, e como foi tomada a decisão em cada empresa estudada.

Além desse trabalho, a segunda edição também tem artigos que tratam dos seguintes temas: ética, gestão de pessoas, ambiente de trabalho, arranjo produtivo local e polo moveleiro, e diversidade de gênero nas organizações.

A Revista Perspectivas Contemporâneas, do Centro Universitário, publica artigos de alcance regional, nacional e internacional na área de Ciências Sociais Aplicadas Integrado, está ha 11 anos em atividade e tem qualificação Qualis Capes B1.

Clique aqui para acessar a revista digital.

 

Comentários
0