Vida Universitária: conheça o guia completo do estudante

Ser aprovado no vestibular é um dos momentos mais felizes na vida do estudante, pois marca o início da vida acadêmica! Diante de tantas mudanças, é comum ficarmos confusos e até um pouco perdidos com as novas experiências.

Selecionamos sete dicas para te ajudar no início da vida universitária e você começar a faculdade com o pé direito. Se deseja saber mais, continue a leitura até o final.

1. Liberdade para tomar decisões

Você vai reparar, logo no começo da graduação, que a vida universitária é bem diferente do ensino médio. Agora você pode tomar decisões de fazer ou não determinadas atividades. No entanto, atenção! Se a sua decisão for não participar das aulas, o conteúdo pode te fazer falta futuramente em uma prova, ou para entender as próximas matérias estudadas.

Por isso, aproveite esse momento para estudar e tirar todas as suas dúvidas sobre sua futura profissão, além de participar de tudo o que puder, como eventos, monitoria, projetos de pesquisa e mais. Essas atividades você poderá incluir no seu currículo, além de todo aprendizado e experiência adquirida.

2. Participe de eventos

Converse com seus professores e veteranos para saber quais são as oportunidades de aprender mais sobre a sua área e conquistar as horas complementares. Comece a participar desde o início do curso e não deixe para o último ano, porque até lá você terá outras atividades para se preocupar, como estágio e TCC.

A grande maioria das instituições de ensino superior exigem horas complementares na matriz curricular, se não preencher essas horas e protocolar, você não recebe seu diploma no final do curso. Por isso, participe de feiras, palestras, workshops, da organização de eventos, de projetos de pesquisa e mais.

3. Faça boas amizades e aumente seu networking

As amizades são uma dose extra de animação e apoio durante toda a vida universitária, seja para fazer os trabalhos em grupo, sair nos finais de semana ou levar para a vida toda. Procure fazer amizades com pessoas que se esforçam tanto quanto você para alcançar boas notas nos seminários, provas e atividades, assim vocês podem se ajudar mutuamente.

Aproveite, também, para começar seu networking, essa rede de contatos pode te ajudar futuramente a encontrar boas oportunidades de emprego. Isso inclui seus professores e tutores, além de te direcionar para projetos e grupos de estudos, eles podem ser boas referências para estágios e empregos.

Estudantes conversando no corredor da faculdade

4. Monitoria acadêmica

Você deseja se destacar na faculdade? Seja monitor de uma disciplina do curso, de iniciação científica e projetos. Realizando atividades que competem a docência do ensino superior, como ajudar seus colegas em matérias que você tem mais facilidade.

A monitoria também é indicada para os estudantes que desejam seguir a carreira acadêmica, servindo como uma primeira vivência como professor. Além de fixar os conteúdos e desenvolver suas habilidades, você tem mais contato com os mestres e pode incluir a prática no seu currículo.

5. Faça intercâmbio

Se possível, faça um intercâmbio. A experiência internacional vai te proporcionar contato com diferentes culturas, pensamentos, aprendizado e prática de um novo idioma, independência, experiência e muito mais. Além de abrir portas para o mercado de trabalho internacional!

Alguns tipos de intercâmbios possuem incentivo governamental, então você pode receber um valor para se manter em outro país durante os meses. Conheça as universidades internacionais que são conveniadas com a sua faculdade e procure por uma oportunidade, como o projeto de internacionalização do Integrado.

6. Organize sua rotina de universitário

A vida universitária é cheia de eventos e matérias para estudar, além das atividades pessoais e profissionais. Para organizar sua rotina, defina prioridades e divida cada uma delas conforme seu tempo disponível. Outro fator que pode ajudar na sua organização é o dinheiro, separe o que será gasto conforme as prioridades.

Utilize uma agenda física ou um aplicativo no celular para anotar todas as suas atividades, assim você não esquecerá nenhum compromisso importante. Ainda, saiba as datas de provas e entrega dos trabalhos acadêmicos.

Confira também: Quais são os benefícios da leitura? Confira todos aqui

7. Equilibre estudos e lazer

Lazer é uma necessidade de todas as pessoas, inclusive para os universitários, por isso, não deixe de sair com seus amigos! Mas, lembre-se também da primeira dica e priorize suas responsabilidades acadêmicas e profissionais, caso você já trabalhe.

Procure equilibrar as atividades para ter uma vida universitária completa, com tempo para estudar, participar dos eventos, curtir com seus amigos, sem deixar sua vida pessoal de lado.

Gostou das dicas? Continue navegando no nosso blog e confira outros conteúdos para te ajudar na sua vida acadêmica! Aproveite para ler também: Conheça 5 métodos de estudo para usar na sua rotina! Até lá.

Avalie esse post
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário