Como conquistar bolsas de estudo para a faculdade: Guia Completo

Ter acesso a bolsas de estudo para a faculdade te deixa mais próximo de realizar a graduação dos sonhos, além de aliviar o orçamento e possibilitar investir ainda mais no seu futuro. Para diversos perfis e com diferentes requisitos, existem programas para estudantes de todo o país.

Neste post, você conhece quais são os tipos de bolsas existentes, como funcionam e como se destacar nos processos e conquistar o seu ingresso no ensino superior. Continue a leitura!

Quais são os tipos de bolsas de estudo disponíveis no Brasil?

As oportunidades de ingresso no ensino superior são múltiplas e atendem a diferentes perfis de estudantes em todo o Brasil. De uma maneira mais ampla, as bolsas de estudo são divididas em duas categorias:

  • Bolsa Integral: o programa contempla 100% da mensalidade da graduação;
  • Bolsa parcial: em que o estudante é responsável pelo pagamento de apenas uma porcentagem da mensalidade do seu curso, enquanto o restante é abatido pelo programa de bolsas.

Os descontos das bolsas parciais podem variar a depender de cada programa e instituição. No caso do ProUni, elas contemplam 50% da mensalidade, já outros concursos de bolsas podem conceder até 80% de abatimento do valor.

Além dessa classificação, ainda existem diferentes tipos de bolsas de estudo oferecidas por programas do Governo, instituições de ensino superior e empresas privadas. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

Programas de bolsas do governo

As bolsas de estudos podem ser disponibilizadas por governos municipais, estaduais e federal e concedem até 100% do valor da mensalidade a estudantes que cumprem os requisitos. Geralmente, elas são destinadas a pessoas de baixa renda.

Cada tipo de programa possui as suas próprias diretrizes, assim como editais que orientam sobre os requisitos de participação e seleção. Como exemplo a nível nacional, temos:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Programas de bolsas de instituições privadas

Instituições de ensino privadas também podem ofertar bolsas de estudo a estudantes a partir de vestibulares, concursos e uso de nota do ENEM. Cada faculdade adota os próprios critérios para conceder descontos integrais ou parciais aos estudantes.

Algumas empresas privadas, como bancos e organizações, também podem disponibilizar auxílio-educação e descontos atrativos a candidatos selecionados. As bolsas de estudo podem ser aplicadas nas modalidades de ensino presencial ou a distância.

Encontre o programa de bolsas de estudo disponível na faculdade que você deseja, atente-se aos editais e se prepare para realizar o sonho de cursar uma graduação! O Centro Universitário Integrado conta com um Concurso de Bolsas que contempla todos os cursos presenciais (exceto Medicina), EAD e na metodologia semipresencial.

Estudantes de Campo Mourão fazendo prova em sala de aula

Como funciona o processo de candidatura para bolsa de estudo?

Os critérios e documentações necessárias para participar dos programas de bolsa dependem de cada organização, assim como editais disponibilizados sobre cada edição. Por isso, fique atento aos canais oficiais de comunicação da instituição ou portais governamentais.

Alguns processos contam com várias etapas de seleção, enquanto outras instituições são mais rígidas com os requisitos e contam com apenas uma fase. Além disso, muitos concursos consideram a nota do ENEM como fator de classificação ou desempate.

Você também pode se interessar pelo nosso post — Como Estudar para o ENEM e Maximizar seu Desempenho.

3 dicas para conquistar uma bolsa de estudos para a faculdade dos sonhos

Os processos seletivos são variados e cada programa ou instituição conta com regras próprias de participar. Mas existem alguns cuidados e preparos que você pode antecipar para quando o seu momento chegar. Confira as nossas dicas:

1. Mantenha um histórico escolar exemplar

No decorrer do seu ensino médio, dedique-se para manter um bom desempenho acadêmico. O seu histórico escolar pode ser usado como requisito de seleção para bolsas de estudo e descontos em mensalidades de faculdades particulares.

2. Tire boas notas no ENEM e vestibulares

Outro fator importante é se dedicar para ir bem nas provas do ENEM e vestibulares das instituições de ensino superior. A sua nota e conhecimentos gerais serão avaliados na hora de considerarem os candidatos mais aptos para receber bolsas em cursos de graduação.

Aqui no blog do Integrado, você encontra conteúdos com dicas essenciais para estudar para os vestibulares e tirar boas notas nos exames!

3. Conheça bem os programas de bolsas

Conheça e se prepare para os programas de bolsas de estudo. Entenda quais são os critérios de participação, seleção e matrícula. Fique atento ao cronograma de cada programa e estude para as provas exigidas por cada um deles. Organize os seus documentos e informações necessárias para quando abrir a oportunidade de inscrição.

Agora que você já conhece como funcionam os programas de bolsa de estudo para a faculdade e como se preparar para conquistar os descontos tão desejados, está um passo mais próximo de realizar a sua graduação dos sonhos! Continue no blog do Integrado e explore conteúdos relacionados a formas de ingresso e financiamento, como o FIES, que te possibilitam o acesso facilitado ao ensino superior.

Até a próxima!

1/5 - 1 votos
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário