Como estudar para o vestibular por conta própria?

A principal dica para quem quer estudar para o vestibular é ter disciplina. Isso pode ser dividido em planejamento, conhecimento dos editais e, claro, cuidados com a própria saúde. Ter tudo isso em mente vai facilitar na hora de concorrer a uma vaga na faculdade.

Pensando nisso, fizemos um guia completo e prático para você conseguir estudar para o vestibular. Então, já se prepara que as nossas dicas são ótimas! Vamos lá?

1. Tenha um planejamento

Antes de qualquer coisa, você precisa se planejar para começar a estudar para o vestibular. Afinal, sem um cronograma, pode ser que você queira começar estudando tudo de uma vez, sem um foco.

Por isso, veja quanto tempo falta para a prova e qual a sua disponibilidade de horário para estudar. Assim, você consegue ter uma noção de progresso no que precisa fazer e dar conta de todo conteúdo.

Crie um plano de estudos

Além de se preparar conforme os dias e horários, é essencial que você também tenha um plano de estudos. Com ele, é possível priorizar matérias que você tem dificuldade, focar nas disciplinas específicas do seu curso e até separar tempo para fazer simulados ou provas de anos anteriores.

Inclusive, essa dica também vale para quem quer estudar para o Enem.

E, nesse caso, nossa sugestão de prioridade para seu plano de estudos para o vestibular é:

  • Dê foco nos assuntos e nas matérias que você mais tem dificuldade, cerca de 40% do tempo;
  • Pratique a redação e os estudos de atualidades em, aproximadamente, 20% do tempo;
  • Estude suas disciplinas específicas, em 20% do tempo de estudos;
  • Os demais assuntos que você tem facilidade devem ocupar 20% do espaço do seu plano.

Com isso, é possível ter uma boa priorização. Além disso, você evita deixar as disciplinas mais desafiadoras de lado e distribuir bem o seu cronograma de estudos para o vestibular ao longo do tempo disponível.

2. Leia o edital e os conteúdos cobrados

Esta dica vale para qualquer concurso público e não apenas para vestibulares. É essencial que você leia todo o edital da prova, mesmo que não seja a primeira vez que irá prestá-la. Afinal, entre um ano e outro, muita coisa pode mudar.

O edital é um documento que te fornece informações muito importantes sobre horários, locais de prova, o que é permitido na sala, datas importantes, documentos necessários e mais. Além disso, é no edital, também, que são mostrados o conteúdo cobrado em cada prova. Saber disso, inclusive, te ajuda a decidir qual a universidade ideal.

Por exemplo, em alguns casos, pode ser que a universidade exija perguntas sobre história e geografia do estado do seu campus. Ou ainda, pode haver lugares nos quais a lista de livros de literatura é bem diferentes das demais.

3. Experimente diferentes métodos de estudo

Nós sabemos que cada pessoa funciona de uma forma e se adapta a um método. Por isso, nossa ideia aqui, é te dar dicas que te ajudarão a encontrar o seu ritmo.

relógio despertador branco

Vamos apresentar alguns métodos de estudo diferentes, que, além de te ajudar a manter a concentração, também farão seus estudos renderem mais. Acompanhe:

Método pomodoro

O método pomodoro é um dos mais clássicos de todos. Ele consiste em:

  • 25 minutos de foco total nos estudos;
  • 5 minutos de intervalo.

Para isso, ao fim do tempo de foco, você deve parar o que estiver fazendo e ir descansar. Mesmo que precise apenas finalizar um exercício ou escrever um parágrafo, é necessário parar no meio. Após 4 sequências, você deve tirar um intervalo mais longo, com cerca de 15 a 30 minutos.

Uma curiosidade: o método pomodoro tem esse nome porque, inicialmente, usava-se um temporizador de cozinha na forma de tomate (que, em italiano, é pomodoro). Porém, hoje existem sites e aplicativos para celular que facilitam muito a vida de quem recorre a esta forma de estudo.

Resumos e fichamentos

Já os resumos e fichamentos vão te ajudar tanto nos estudos para o vestibular quanto a sobreviver ao primeiro ano da faculdade. Eles são uma forma simples e efetiva de organizar as informações mais importantes para você.

Então, a nossa dica na hora de fazer um resumo ou fichamento é: escreva sempre com as suas palavras, mas faça como se outra pessoa precisasse entender o conteúdo só a partir do seu material. Assim, as informações ficam mais organizadas na hora de revisar.

Mapas mentais

Por sua vez, os mapas mentais são uma forma visual de resumir o que foi visto. Em casos assim, você pode usar e abusar da sua criatividade para organizar as informações de uma forma clara e concisa. A única regra aqui é: quanto mais ao centro, mais abrangente o tópico precisa ser.

Simulados

Há quem prefira estudar apenas por meio de simulados e provas. Ou seja, a pessoa pega uma prova anterior do vestibular e a resolve. A partir da correção, ela vê onde teve mais dificuldade — ou mais erros — e estuda com mais foco naquele tópico.

Essa pode ser uma dica de estudo para o vestibular para aquelas pessoas que não têm tanto tempo disponível ou, ainda, não mapearam quais são as matérias que têm mais dificuldade.

4. Cuide da sua saúde física e mental

Lembra quando te diziam: “saco vazio não para em pé”? Pois é. Não se esqueça de se alimentar e se hidratar corretamente. Além disso, faça pausas para ter contato com o mundo, fazer exercícios físicos e combater o estresse na rotina de estudos.

Este é um ponto muito importante que vai, inclusive, te ajudar a ter uma melhor performance nos estudos.

5. Use o planner de estudos do Centro Universitário Integrado

Para finalizar, nós preparamos um planner de estudos especial para você! Com ele, você consegue organizar sua rotina e saber o que ainda precisa ser trabalhado. Então, para ter acesso, baixe o arquivo aqui embaixo e aproveite esta oportunidade do Centro Universitário Integrado.

Como você viu, estudar para o vestibular requer foco, disciplina e planejamento. Além disso, é claro, você precisa conhecer qual o melhor método funciona para você. Esperamos que nossas dicas te ajudem!

Aqui no nosso blog temos vários conteúdos que ajudam desde quem ainda não entrou na universidade até quem já está no início da carreira. Por exemplo, continue por aqui e já conheça nossas dicas para os calouros na faculdade. Nos vemos lá!

Avalie esse post
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário