Como fazer um TCC: 5 passos descomplicados para fazer o seu!

Fazer um TCC é um dos momentos mais desafiadores para os estudantes, por isso, para te ajudar, preparamos este conteúdo com os principais pontos de um trabalho de conclusão de curso de forma descomplicada e prática.

Entenda que o TCC é uma oportunidade para mostrar o quanto você aprendeu ao longo da graduação e, inclusive, pode te oferecer oportunidades de trabalho devido ao tema do seu projeto. Legal, né? Então respire fundo e confira o post abaixo para preparar todo o seu TCC.

1. Comece definindo a área que você gosta

Você vai passar meses estudando e pesquisando sobre o assunto do seu TCC, então comece escolhendo a área que mais gosta. Dê uma olhada na matriz curricular do seu curso e veja qual área mais gostou durante toda sua formação acadêmica. Pense em que tipo de projeto você pode desenvolver e que seja relevante ao nível acadêmico.

Além disso, defina o problema de pesquisa e se existe conteúdo suficiente para você estudar e incluir nas referências bibliográficas no final do seu trabalho. Esses detalhes são importantes e devem ser pesquisados no início para você não parar o seu TCC por falta de aporte teórico ou pelo problema a ser pesquisado.

2. Escolha o orientador e defina o tema

O orientador será o professor que te ajudará no desenvolvimento do seu TCC, por isso, escolha o orientador que tiver pesquisas relacionadas ao tema que você escolheu. Dessa forma, ele pode te ajudar com referências, pesquisas, estrutura, normas da ABNT e mais.

Após a escolha do orientador, definir o tema do TCC pode ficar mais fácil. Caso ainda tenha dificuldades de escolher o tema, pesquise a quantidade de referências e materiais que tem sobre os assuntos relacionados ao tema que gosta, quanto mais materiais, mais fácil será a realização do seu trabalho. Entenda os benefícios da leitura.

Além disso, pense em como a sua pesquisa pode contribuir com a sociedade, qual será a metodologia que você vai poder aplicar e quanto tempo disponível você terá para fazer seu trabalho. Esses detalhes podem ser decisivos na escolha do seu tema.

3. Estrutura do TCC

A estrutura do TCC pode depender da sua instituição de ensino, nesse caso, consulte seus professores e orientador para adequar seu trabalho. De modo geral, o TCC se divide em três partes, que são: pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Pré-textuais

Obrigatório:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Folha de aprovação (após a apresentação do TCC, quando entregar a versão final do trabalho);
  • Resumo em língua portuguesa;
  • Resumo em língua estrangeira de sua escolha;
  • Sumário;
  • Agradecimentos.

Opcionais:

  • Dedicatória;
  • Agradecimentos;
  • Epígrafe;
  • Listas – de tabela, siglas, abreviaturas e mais.

Textuais

Obrigatório:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;

Pós-textuais

Obrigatório:

  • Referências bibliográficas.

Opcionais:

  • Glossário;
  • Apêndice;
  • Anexos;
  • Índice.

Confira também: O que é graduação: saiba tudo sobre essa formação

4. Normas da ABNT

A sigla ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas, contando com várias regras para diversos segmentos, incluindo a educação. No TCC, tem como objetivo sistematizar os dados pesquisados e apresentados, assim todas as pessoas que estudam e utilizam esses materiais sabem exatamente como procurar. Além disso, é uma das formas mais eficazes de evitar o plágio.

Como dissemos anteriormente, algumas faculdades têm algumas regras próprias que devem ser seguidas, caso não tiver, siga as normas da ABNT, as principais são:

  • Folha sulfite: papel na cor branca, tamanho A4 (quando for impresso);
  • Fonte e espaço: Arial ou Times New Roman, tamanho 12. O espaçamento deve ser de 1,5 entre as linhas;
  • Capa e folha de rosto: nome da Instituição, título do seu projeto, autor, local e data;
  • Citações: espaçamento simples em citações com mais de 3 linhas, tamanho da fonte 10, recuo de 4cm da margem, sem aspas, seguido do nome do autor, data e página.

5. Apresentação

A apresentação da sua pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do curso, afinal você pesquisou muito e precisa informar os resultados. Geralmente, a apresentação tem a duração de 20 a 30 minutos para cada estudante. Ensaie sua apresentação e utilize um cronômetro para ficar dentro do tempo estipulado, foque nos pontos principais do seu trabalho.

menina apresentando tcc

A apresentação é feita diretamente a uma banca examinadora, que conta com seu orientador e outros professores relacionados ao seu tema, que podem ser de sua instituição e de outras também a convite do seu orientador. Eles avaliam o trabalho escrito e a apresentação, inclusive podem fazer perguntas sobre seu trabalho, por isso, esteja bem preparado.

O que é TCC e para que serve?

A sigla TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso e é uma forma de avaliar o estudante no término da graduação. O TCC tem o objetivo de demonstrar que o acadêmico está preparado para o mercado de trabalho, ou seja, aprendeu e absorveu todos os conteúdos estudados desde o início da graduação.

O TCC pode ter diferentes formatos, como artigo científico, monografia, relatório técnico, estudo de caso, entre outros. Para saber qual você deve fazer procure seu orientador. Além disso, existem instituições de ensino que permitem que a monografia seja feita em grupo.

Concluindo, agora que você sabe como fazer um TCC, tenha calma e faça seu trabalho conforme a orientação do seu orientador e de outros professores. Utilize fontes confiáveis na sua pesquisa e siga as normas da ABNT para formatar todas as páginas do seu trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Conheça 5 métodos de estudo para usar na sua rotina. Até lá!

Avalie esse post
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário