Confira 7 dicas infalíveis para te ajudar a manter o foco nos estudos

A rotina de quem está no Ensino Médio preparando-se para o ENEM ou em um curso de ensino superior é dedicada ao aprendizado, e nem sempre é possível manter a concentração nos estudos por muito tempo. Mas a boa notícia é que existem técnicas que te ajudam a exercitar a mente e melhorar a sua atenção.

Neste post, o Centro Universitário Integrado te apresenta algumas práticas para te ajudar a fortalecer a memória e se livrar das distrações para conquistar a graduação dos sonhos. Continue a leitura com a gente!

1. Cuide da alimentação, movimente-se e durma bem

Você sabia que algumas das melhores técnicas para melhorar a concentração começam muito antes do seu horário de estudo? Ficar em jejum ou comer em excesso pode causar desconforto e prejudicar a qualidade do seu foco.

Por isso, prefira alimentos mais leves e saudáveis antes de estudar. As atividades físicas frequentes também são ótimas aliadas do seu aprendizado: com o corpo mais disposto e ativo, você tem mais energia, fortalece a memória, melhora o humor e as suas noites de sono.

2. Treine o seu cérebro e faça meditação

A leitura é um recurso muito utilizado para praticar a concentração, mas existem outras formas de exercitar a capacidade de raciocínio lógico do seu cérebro. Atividades como sudoku, palavras-cruzadas, quebra-cabeça, entre outras te ajudarão a melhorar a memória a curto prazo, essencial para os estudos.

Já a meditação é uma prática ideal para acalmar a mente, afastar as preocupações alheias ao momento e te ajudar a focar no presente. Aliada a técnicas de respiração, ela acalma o corpo e a mente e prepara o cérebro para se dedicar a uma atividade de cada vez.

3. Organize o seu ambiente de estudo

Tenha um espaço organizado, limpo e com tudo o que você precisa para estudar à disposição. Assim, você tem menos distrações e evita ter que cortar o fluxo de aprendizado sempre que precisar de um novo papel, por exemplo.

Além disso, cuide da sua postura: sente-se confortavelmente para a sua maratona de estudos e evite a fadiga do corpo. Estude em uma mesa e em uma cadeira na altura adequada para evitar desconfortos. O ambiente também deve ser bem iluminado, se necessário, invista em luminárias de mesa para as rotinas noturnas.

4. Use aplicativos que ajudam a bloquear as distrações

Os smartphones estão presentes na rotina de todo mundo e, apesar de não serem ideais para se entreter na hora dos estudos, eles podem auxiliar (e muito) com ferramentas de concentração. Existem recursos que bloqueiam notificações ou aplicativos de gestão de tempo, como o Pomodoro.

Alguns deles, inclusive, permitem que você acumule pontos conforme for passando mais tempo concentrado. Bacana demais, não é mesmo? Ainda assim, é preciso disciplina para usá-los ao seu favor no gerenciamento dos estudos.

As músicas também podem ser usadas para te ajudar a focar, contanto que não gerem um envolvimento suficiente para você se distrair. Prefira músicas instrumentais, que relaxam e ditam um ritmo constante de leitura para treinar o seu cérebro. Aposte também em fones antirruído para evitar interferências externas.

Você também pode se interessar pelo post — Combata o Estresse dos Estudos: Técnicas de Relaxamento para Estudantes.

5. Crie um cronograma de estudos

Tenha um plano de estudo personalizado e organize as suas atividades do dia. Crie uma rotina de aprendizados com a divisão das disciplinas por dia, por exemplo, definindo suas prioridades ou níveis de complexidade.

organização de estudos

Elabore um cronograma que funcione para você com um equilíbrio no gasto de energia e tempo em cada matéria para não se sentir sobrecarregado ao final da maratona. Dedique-se aos horários estipulados para as atividades e intercale com intervalos para descansar entre os estudos.

6. Utilize mais de uma técnica de aprendizado

A leitura dos conteúdos é uma maneira eficaz de fixar o conhecimento, mas você sabia que a melhor forma de aprender é utilizar mais de um método de aprendizado? A escrita, por exemplo, estimula uma região diferente do cérebro que a leitura, assim como ouvir as aulas ou criar mapas mentais.

Ao variar as formas de aprender, você explora ainda mais a sua capacidade de lembrar dos conteúdos e torna os estudos mais dinâmicos, desenvolvendo a concentração em atividades diferentes. Quer entender mais sobre elas? O Integrado tem um post com 5 métodos de estudo para incluir na sua rotina.

7. Faça pausas estratégicas

Lembra quando foi falado sobre intercalar o estudo das matérias com intervalos para evitar a sobrecarga? Essas pausas entre as suas tarefas devem ser feitas de maneira estratégica para não quebrar o seu fluxo de aprendizado e serem produtivas para o seu foco.

Por isso, entenda qual é o seu tempo médio de concentração para cada atividade e separe momentos específicos para “dar um respiro”. O método mais comum para aplicar essa prática é o Pomodoro, como já mencionado. Você pode cronometrar, por exemplo, 25 minutos de atenção plena e 5 de distração para levantar e pegar um café.

Conforme você for exercitando a sua capacidade de manter a concentração nos estudos, esse tempo de dedicação pode aumentar para 30, 40 minutos ou até uma hora. Também é ideal fazer os intervalos entre as atividades para descansar a mente e se preparar para a nova atividade.

Ao adotar pequenos hábitos na sua rotina de estudos, você terá uma melhor absorção dos conteúdos e desempenho nas provas! O blog do Centro Universitário Integrado conta várias dicas que te ajudam a estudar para vestibulares, ENEM e concursos de bolsa, continue por aqui e tenha um ótimo aprendizado!

Avalie esse post
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário