Checklist de documentos necessários para a matrícula na faculdade

O processo de decidir pela primeira ou nova faculdade é cheio de etapas, provas e escolhas importantes. Com tantas preocupações, é preciso se planejar bem para não ter surpresas.

Por isso, no post de hoje, você confere um checklist dos documentos necessários para fazer a sua matrícula na graduação. Aqui, você encontra as certidões básicas, complementares e dicas para organizar suas documentações. Continue a leitura!

Documentos básicos necessários para qualquer faculdade

A matrícula da sua faculdade deve seguir as diretrizes da instituição de ensino escolhida, seja com respeito a prazos, mensalidades ou comprovantes específicos que podem ser solicitados. Para te ajudar a se preparar para esse momento, disponibilizamos uma lista com os documentos básicos necessários para você ingressar em qualquer faculdade, seja pública ou privada:

  • Certidão de Nascimento, Casamento ou de Divórcio;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documento de Identificação com foto atualizada;
    • Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com órgão emissor do RG;
    • Carteira de Trabalho na versão atualizada;
  • Título de Eleitor regularizado;
  • Certificado de Reservista;
  • Histórico Escolar Completo do Ensino Médio ou equivalente;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • Comprovante de endereço;
  • Foto 3×4 (verificar exigências da instituição quanto a liberação do envio de selfies).

É preciso enviar uma cópia ou digitalização totalmente legível, frente e verso, dos documentos listados à secretaria da entidade para realizar a matrícula. A via original das certidões podem ser exigidas para verificação da veracidade das informações.

O envio pode ser feito presencialmente, por correio, pela plataforma de ensino da faculdade e outras formas que devem ser indicadas nas orientações oficiais para calouros. Registros profissionais, como CREA, OAB ou de qualquer outro órgão, não são aceitos como documento de identificação pessoal.

Documentos adicionais que podem ser solicitados

Alguns documentos adicionais podem ser pedidos pela instituição de ensino para comprovar critérios específicos de admissão de estudantes. Eles complementam os títulos básicos exigidos e a não apresentação dos comprovantes pode prejudicar a sua matrícula na faculdade.

Confira as documentações complementares solicitadas em algumas modalidades de ingresso:

  • ENEM: comprovante com dados pessoais, ano da participação e notas no concurso;
  • 2ª graduação: diploma de graduação e declaração de autenticidade da Instituição de Ensino Superior (IES) na qual foi realizado o curso;
  • Transferência externa: declaração oficial de vínculo com a IES;
  • Aluno estrangeiro:
    • Registro Nacional Migratório (RNM);
    • Registro Nacional do Estrangeiro (RNE);
    • Documento de Ensino Médio convalidados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) com data anterior à matrícula;
      • Para estudantes do Mercosul, o certificado deve apresentar carimbo consular;
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): além das notas do ENEM, o programa exige documentação relacionada à renda e à comprovação étnico-racial a depender da vaga solicitada pelo candidato;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): assim como o ProUni, os inscritos no FIES devem comprovar renda e atender a outros requisitos do programa federal para conseguir o direito ao financiamento da graduação.

No caso de estudantes estrangeiros, ainda, não são permitidos documentos de identificação do país de origem e nem passaportes. Por isso, será necessário emitir RNM e RNE nos sites da Polícia Federal, órgão responsável pela documentação.

Os inscritos no ProUni e FIES podem precisar apresentar outros certificados para comprovar o atendimento aos requisitos das vagas dos concursos. Para saber mais, informe-se nos editais oficiais publicados pelos programas do Governo Federal.

No blog do Integrado, disponibilizamos um guia completo sobre o FIES para você tirar todas as suas dúvidas sobre como ele funciona. Vale a pena conferir!

Dicas para organizar seus documentos

Para garantir que tudo esteja certo no momento da realização da sua matrícula na faculdade escolhida, é preciso se adiantar e se certificar de que os documentos estão atualizados e em boas condições. Antes de dar início ao trâmite da sua inscrição, verifique as suas certidões originais e as organize em uma pasta para quando você precisar.

mulher organizando documentos do escritório

Outra prática que vai te poupar de ter dores de cabeça é garantir uma cópia e uma digitalização das documentações com antecedência, também armazenadas em um local que você se lembrará quando precisar recorrer a elas. Leia sempre os editais com atenção no momento da inscrição em vestibulares, concursos e programas governamentais para assegurar que você tenha tudo em mãos para o cadastro.

Confira também: Como funciona o ProUni?

Como resolver possíveis pendências documentais

Quando você organiza os seus documentos com antecedência, evita surpresas na hora de fazer a matrícula na instituição de ensino superior desejada. Em alguns casos, é possível verificar que alguma certidão está desatualizada, como na foto de RG ou nos comprovantes de endereço e de renda.

Para contornar essas situações, será preciso contatar o órgão responsável e agendar uma renovação ou 2ª via. A maioria dos processos pode ser realizado sem sair de casa, via internet, nos portais oficiais.

Agora que você tem um checklist completo com todos os documentos para a matrícula da faculdade, você está um passo mais próximo de realizar o seu sonho. No blog do Centro Universitário Integrado, você descobre outros conteúdos que vão te auxiliar na jornada da sua graduação. Confira as nossas dicas para estudar para o vestibular e seja o protagonista do seu futuro!

Avalie esse post
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário