Métodos de estudo: 5 opções para aprender ainda mais!

Você já começou a estudar e depois de horas de concentração, leitura e anotações, sentiu que mesmo assim não conseguiu absorver bem o conteúdo? Isso é super comum e acontece, principalmente, quando estudamos de uma forma que não funciona tão bem para o nosso estilo de aprendizado.

Algumas pessoas podem preferir visualizações em gráficos, leituras, enquanto outros se beneficiam mais de aulas auditivas ou aprendizado prático. Não existe uma fórmula mágica que funcione para todos, mas há uma variedade de métodos de estudo que você pode testar e adaptar à sua rotina.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores opções de métodos de estudo para você começar a testar em sua rotina e escolher o que melhor funciona para a sua jornada de aprendizado. Continue a leitura e confira todas as nossas dicas!

O que são métodos de estudo?

Antes de começarmos, é importante explicarmos o que é um método de estudo. Eles são abordagens empregadas para facilitar a aquisição, revisão e implementação do conhecimento de maneira mais eficaz e eficiente.

Basicamente, eles servem como ferramentas que podem melhorar consideravelmente a sua experiência de aprendizado, facilitando a compreensão, memorização e aplicação do material estudado.

Essas técnicas variam desde métodos de organização do tempo, como a Pomodoro, até abordagens específicas de processamento de informações, como os mapas mentais. O objetivo das técnicas é otimizar o tempo de estudo, aumentar a retenção de informação e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e menos cansativo.

Ao personalizar essas técnicas para atender às suas necessidades e estilo de aprendizagem, você pode descobrir maneiras mais eficazes de estudar, resultando em um melhor desempenho na sua formação acadêmica e em outras áreas da sua vida.

Conheça 5 métodos de estudo eficazes

Agora que você sabe o que são os métodos de estudo e para que servem, nada melhor do que conferir algumas opções para começar a testar, não é? Então, vem dar uma olhada com a gente nas opções mais eficientes que vão ajudá-lo a otimizar seu tempo e melhorar sua capacidade de aprendizado.

menina estudando com caderno e notebook

1. Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é um método bem conhecido de gerenciamento de tempo que pode aumentar sua produtividade e foco. Trata-se da prática de segmentar o tempo dedicado aos estudos em intervalos de 25 minutos, conhecidos como “pomodoros”, alternados por pausas curtas de 5 minutos. Após quatro períodos, você faz uma pausa mais longa, com cerca de 15 minutos.

Você pode usar o próprio alarme do celular ou alguns aplicativos dedicados para realizar a separação dos períodos, garantindo a eficiência do método.

2. Mapas mentais

Mapas mentais são ferramentas visuais na forma de diagramas destinados a representar palavras, ideias, tarefas ou conceitos diversos, que se organizam de forma radial em torno de um conceito central ou palavra-chave.

Essa técnica é bem eficaz para a visualização de informações, organização de ideias e aprimoramento da memória, tornando-se ideal para indivíduos com preferência por métodos de estudo visual.

Você pode fazer um de forma bem simples utilizando uma folha de papel. Basta escrever a ideia central no meio dela e depois ir conectando com outros conceitos e ideias por meio de símbolos, setas, linhas, palavras e números. Existem alguns aplicativos que podem facilitar para quem prefere um formato digital, como o MindMeister e Xmind.

3. Mnemônica

Nome difícil, não é? Apesar do nome complicado de falar, a técnica de mnemônica é muito simples de ser aplicada e pode ser uma ótima alternativa para quem deseja um estudo mais dinâmico. Nela, o estudante usa palavras, imagens, músicas ou frases para associar informações e lembrar delas facilmente. Veja só um exemplo famoso:

1, 2, 3

3, 2, 1

Tudo sobre 2

A raiz vai no 3 e também no 2

A tangente é diferente, vejam só vocês

Raiz de 3 sobre 3, 1, raiz de 3.

4. Autoexplicação

A autoexplicação é uma técnica que envolve explicar o material de estudo a si mesmo, como se estivesse ensinando a outra pessoa. Este método auxilia na clarificação do entendimento e na identificação de quaisquer lacunas existentes no conhecimento do indivíduo. Ao estudar, tente verbalizar o conceito, suas implicações e como se relaciona com o que você já sabe.

Leia também: Como fazer um TCC?

5. Método de Robinson (EPL2R)

Esse é um método muito eficiente para quem gosta de fazer leituras, se baseando em 4 etapas que te levam de uma análise superficial do conteúdo até um estudo aprofundado. Confira a seguir quais são elas:

  • Explorar: aqui você faz uma leitura superficial de todo o conteúdo, lendo apenas os títulos, subtítulos e resumos;
  • Perguntar: depois, você elabora alguns questionamentos que precisam ser respondidos após o estudo;
  • Ler: nesse momento, é necessário fazer uma leitura profunda do tema e se concentrar nele;
  • Rememorar e repassar: a última etapa é revisar todo o conteúdo e fazer anotações, resumos e fichamentos sobre o que aprendeu.

Anotou todas as dicas? Com esses métodos de estudo você pode ter uma jornada de aprendizagem muito melhor e mais fácil, com técnicas que se adaptam às suas necessidades.

Se você quer conferir mais dicas e conteúdos como esse, continue navegando no blog do Integrado e veja como tornar a sua vida acadêmica ainda melhor! Aproveite para dar uma olhada em nosso post sobre o que é uma graduação e entenda como funciona esse tipo de formação. Te esperamos por lá!

Avalie esse post
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário