Você sabe o que é teste vocacional? Conheça os benefícios e 5 métodos

O período de decisão pela faculdade ideal e carreira a seguir é um processo que demanda muita pesquisa, conversas com pessoas da área e, em alguns casos, orientação profissional. Existem diversas ferramentas que auxiliam nessa escolha, assim como mentorias, acompanhamento com especialistas em carreira e testes vocacionais.

Para que você entenda melhor como funcionam as avaliações que identificam a sua vocação profissional, continue a leitura com a gente. Neste post, você entende como eles são feitos, as vantagens e os principais tipos.

O que é teste vocacional e para o que serve?

Os testes vocacionais são questionários usados para identificar a vocação de alguém para uma área ou função, por isso o nome. A partir de uma série de perguntas, é possível mapear tópicos de interesse, aptidão com determinados assuntos e compatibilidade com algumas carreiras.

Apesar de ser muito utilizado no processo de decisão sobre qual faculdade fazer, ele pode ser aplicado em qualquer etapa da vida, inclusive para quem deseja fazer uma transição de carreira. Eles podem assumir diferentes formatos, metodologias e análises de resultados específicas.

Como são feitos os testes vocacionais?

Como cada tipo de teste possui a sua própria dinâmica, por isso, são feitos de formas diferentes, a partir de análises de aspectos variados: personalidade, preferências, comportamentos, habilidades e outros critérios. A avaliação é aplicada por um profissional de psicologia especialista em carreira, em sessões dedicadas à orientação vocacional.

Ela conta com perguntas predefinidas que encaminham o estudante a indicar como ele decide ou se comporta em determinadas situações. Com essas respostas, então, é traçado o seu perfil profissional e quais áreas de atuação ele tem maior compatibilidade.

Os testes não apresentam resultados fixos e determinantes: a pessoa pode escolher o que fazer com a sua carreira. Eles servem como uma ferramenta de autoconhecimento que dá sugestões de trabalho com maior grau de afinidade.

Leia também — O que é graduação: guia completo sobre a formação acadêmica.

7 benefícios de fazer teste vocacional para decidir a faculdade ideal

As avaliações de orientação vocacional servem como um guia para você decidir sobre o seu futuro, oferecendo inúmeros benefícios para os seus estudos, profissão e desenvolvimento pessoal também. Confira algumas das vantagens de fazer o teste:

  1. Desenvolve o autoconhecimento: o questionário faz com que reflita sobre questões internas para compreender mais a fundo os seus valores, motivações e objetivos, sendo uma excelente ferramenta de autoconhecimento;
  2. Identifica quais são os seus interesses: a partir desse exercício acompanhado por um especialista, você torna os seus interesses mais claros e identifica quais deles você quer seguir com uma carreira;
  3. Alinha as expectativas em relação ao seu futuro: quando as referências são limitadas e as perspectivas são poucas, também há menos espaço para sonhar e desejar alcançar algo diferente. Ao identificar o seu perfil e motivações, fica mais fácil alinhar o que você espera e os meios para conquistar isso;
  4. Reduz a ansiedade: para quem está em dúvida sobre qual faculdade fazer, os testes vocacionais dão uma perspectiva de caminho que acalma a ansiedade e o estresse da decisão;
  5. Conhece o mercado de trabalho: as avaliações são uma oportunidade de conhecer outras profissões para além das mais famosas, expandindo o repertório e as referências de áreas de atuação mais compatíveis com o seu perfil;
  6. Identifica as pressões externas: com os testes, você também elimina possíveis pressões externas e influências para seguir determinadas carreiras. A partir deles, você identifica o que realmente está alinhado com as suas afinidades e habilidades;
  7. Permite o planejamento da carreira: se você deseja seguir um caminho profissional específico, a orientação vocacional ajuda na identificação dos percursos e do que é necessário desenvolver para atingir o seu objetivo de futuro.

Todos esses benefícios vão contribuir e muito para os seus estudos para o vestibular e direcionamento dos interesses relacionados a um curso que mais tenha a ver com você.

Quais são os tipos de testes vocacionais?

Existem diversos formatos de testes vocacionais que possuem diferentes objetivos e metodologias. Para você entender um pouco melhor sobre essa ferramenta, trouxemos os 5 principais modelos de avaliação:

1. Teste de aptidão

Com questionários pontuais e rápidos, o teste de aptidão avalia as suas capacidades a um nível mais amplo, a fim de encontrar correlação com profissões que exigem competências específicas. Nele, são avaliadas questões como habilidade manual, raciocínio lógico, criatividade, capacidade de concentração e outras.

2. Teste de interesse

Focado em identificar as áreas de conhecimento mais compatíveis com o seu perfil, como saúde, arte e tecnologia. Ele considera a afinidade com determinados assuntos para uma decisão mais segura e satisfatória.

3. Teste de comportamento

A abordagem do teste de comportamento avalia as suas soft skills, ou seja, as suas habilidades comportamentais e socioemocionais. Com a apresentação de situações hipotéticas, ele reflete sobre a forma que você decide e age frente a desafios.

4. Teste de personalidade

Os testes de personalidade levantam traços importantes do seu perfil que podem impactar as suas decisões profissionais. Nele, serão analisadas características como abertura a novas experiências, diligência e outros fatores que contribuem para o autoconhecimento, para superar as próprias dificuldades e para melhorar a comunicação com os colegas.

5. Teste de valores

Para você ter satisfação profissional e pessoal com a escolha da sua carreira, ela também deve estar alinhada com os seus valores pessoais. Por isso, nesse teste, você descobre quais são as questões mais importantes para você e como pode atuar com isso.

Faça um teste vocacional gratuito no Integrado!

Fundado em 2018, o POPI — Programa de Orientação Profissional Intensiva do Centro Universitário Integrado é um projeto de extensão coordenado pelo nosso curso de Psicologia. De forma gratuita, ele oferece atendimentos individuais e em grupo para estudantes do ensino médio de Campo Mourão e região, assim como acadêmicos da instituição.

Durante as sessões, comandadas por estudantes de Psicologia do Integrado, são utilizadas técnicas e ferramentas embasadas na área, com atendimento personalizado para atender as necessidades de cada orientando. Seja para identificar os seus pontos fortes ou contribuir para a sua re-escolha da graduação ideal ao seu perfil, você pode fazer a inscrição no site do POPI, sem custo algum.

Agora que você já sabe como funcionam os testes vocacionais e os principais tipos, fica mais fácil decidir pelo curso e carreira profissional que tenha mais fit com os seus interesses. Continue no blog do Integrado para explorar outros conteúdos que vão te auxiliar nessa época de vestibulares ou transição de carreira. Por aqui, você também confere dicas sobre métodos de estudo, técnicas de concentração e orientações para mandar bem nas provas.

Até lá!

5/5 - 1 votos
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário