Category

Pesquisa

Category

O MIAR é uma matriz de informações para análise de periódicos científicos gerenciada pela Universidade de Barcelona A revista do Instituto Integrado e Centro Universitário Integrado agora está presente no Information Matrix for the Analysis of Journals (MIAR), abrindo portas para maior visibilidade e reconhecimento internacional. O MIAR é uma ferramenta importante para a comunidade acadêmica, fornecendo informações sobre a presença de periódicos em bases de dados e indexadores de renome. Através da busca pelo…

Vagas são destinadas para egressos e acadêmicos em todas as modalidades de ensino O Centro Universitário Integrado lança edital Editores Júnior 2024, com oportunidade para egressos e acadêmicos de graduação e pós-graduação em todas as modalidades (presencial, semipresencial e a distância) participarem de um programa de editoração científica. São ofertadas 04 vagas e as inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/gbrtu5bCoHQfre216 entre os dias 20 de fevereiro a 11 de março. As Revistas Científicas…

Evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reúne coordenadores de projetos para discutir políticas de disseminação científica no Brasil Nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, Francielle Baptista, Supervisora de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário Integrado e membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Integrado (IN2), representou o Centro Universitário Integrado no Encontro Nacional de Popularização da Ciência Ennio Candotti, realizado em Brasília (DF). Francielle destacou a importância de…

Programas fomentam pesquisas e disponibilizam bolsas de até R$700,00 O Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (NEPE) do Centro Universitário Integrado está com inscrições abertas para editais de bolsas de iniciação científica, extensão e inclusão social. As inscrições podem ser realizadas até 11 de setembro de 2023, através dos links disponibilizados no final da matéria. Os editais contemplam o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social (PIBIS),…

A iniciativa obteve uma grande participação, com mais de 90 estudantes inscritos, demonstrando o interesse e engajamento dos acadêmicos na ciência. Na última semana, o Centro Universitário Integrado encerrou o edital de Iniciação Científica do primeiro semestre de 2023, em uma parceria entre o Núcleo de Empreendedorismo Pesquisa e Extensão (NEPE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro Acadêmico Willfried Baer do curso de Medicina (CAWB). O edital contemplou cotas…

Estudo é realizado por docente e acadêmicos do curso do Biomedicina Devido a liberação de novas cultivares de soja e regulamentações acerca de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) tem-se a necessidade de detecção e análise dessas sementes que pretendem ser comercializadas. A utilização de métodos que prezam especificidade, fidedignidade e rapidez nos resultados é imprescindível para a qualidade do processo. Desse modo, a pesquisa de iniciação científica intitulada “Detecção de organismos geneticamente modificados em soja” tem…

Pesquisa é realizada por docentes e acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado O uso indiscriminado de medicamentos pelos acadêmicos de medicina é algo que implica na saúde mental e, consequentemente, no ambiente universitário. Durante a formação médica, as universidades são consideradas uma das fontes mais estressoras para os estudantes, afetando seu bem estar físico e mental. A partir do momento da aprovação no processo seletivo, suas rotinas tornam-se exaustivas. O excesso de…

Pesquisa é realizada por docentes e acadêmicos dos curso de Fisioterapia e Medicina Os cigarros eletrônicos fazem parte de uma indústria de rápido crescimento, tornando-se muito popular entre jovens e adultos. Um dos atrativos dos cigarros eletrônicos é que possuem cheiro e sabor agradáveis em comparação com o cigarro convencional e por isso parecem, ilusoriamente, mais inofensivos aos usuários. Seu uso é uma prática moderna e vem ganhando espaço na sociedade, isso é preocupante pelos…

Periódico de publicação contínua divulga artigos originais produzidos por acadêmicos e professores vinculados a programas de iniciação científica O artigo intitulado “Sintomas Respiratórios de pacientes pós-COVID 19 no estado do Paraná”, de autoria dos professores  Paula Roberta da Silva e Anderson Brandão dos Santos e das acadêmicas Isabelle Mendes Faria, Diedry Hiandry Chagas Ferreira, Emile Borges Posso, do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Integrado, foi a primeira publicação da revista INTEGRAR, editada pela instituição.…

O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e conhecimentos específicos utilizando realidae virtual Inúmeras startups são criadas a partir de pesquisa e desenvolvimento “P&D”. Esse é o caso da recente startup XR-Brain, que promete revolucionar o ensino e a capacitação profissional por meio da realidade virtual.  A XR-Brain foi criada em 2022 como parte do Projeto Ciência para Todos e da Iniciativa Startup Experience e tem como objetivo oferecer ambientes educacionais imersivos e eventos de metaverso com realidade…