Acadêmicos apresentaram resultados das pesquisas realizadas

 

avaliacao ic

O Centro Universitário Integrado realizou, na quarta-feira (8), a Sessão Anual de Avaliação dos Bolsistas de Iniciação Científica. As bolsas ofertadas em 2020 são repassadas aos acadêmicos pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e IN2 (Instituto Integrado).

Os estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina apresentaram os resultados de suas pesquisas para as avaliadoras Professora Dra. Francielle Baptista, Supervisora de Iniciação Científica e Professora Dra. Mariana Pavanelli, Supervisora de Extensão do Integrado, professores orientadores e demais alunos voluntários de Iniciação Científica.

avaliacao ic2

“Eventos como esse reforçam a importância do Ensino, da Pesquisa e da Extensão em Instituições Universitárias para a formação profissional dos acadêmicos e para o benefício da comunidade. Os acadêmicos buscam soluções para questões reais e extrapolam os muros da Instituição, vivenciando e realizando ao seu entorno”, relatou a professora Francielle.

As pesquisas levaram os estudantes às praças públicas para coletar amostras de areia e analisar a presença de parasitas; às ruas e avenidas para medir a poluição sonora e correlacionar com o conforto ambiental da cidade; a coletar lodo do tratamento de esgoto de Campo Mourão para testar a utilização na construção civil; a realizar reuniões com mulheres empresárias para analisar o desenvolvimento de seus negócios e as medidas de enfretamento à Covid-19, entre outras experiências.

“Além de realizar um projeto de Iniciação Científica os acadêmicos multiplicam a produção acadêmica em apresentação dos resultados obtidos em congresso, publicação em periódicos científicos especializados e principalmente devolvendo para a sociedade as respostas encontradas”, ressalta Mariana.

Write A Comment