Projeto foi apresentado ao Hospital na quarta-feira (4) e deverá ser aplicado pela Instituição

IMG_5885-1

Acadêmicos do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Integrado desenvolveram um projeto de paisagismo para o Hospital Santa Casa de Campo Mourão. Ao todo, os universitários realizaram cinco projetos, sob a orientação da coordenadora do curso, Marla Corso e do docente Renan Uhdre, que foram avaliados e, apenas um, escolhido para ser doado ao hospital.

Os autores do projeto vencedor, Gabriela Vitorino Grigoli e Gabriel dos Santos Araujo, apresentaram o projeto para representantes do Hospital Santa Casa de Campo Mourão na quarta-feira (4). “A gente gostou muito do resultado. Estamos bastante felizes com o nosso projeto e é muito importante o que a faculdade faz, de oferecer essas oportunidades da gente realizar o trabalho na prática. É o tipo de experiência que nós só conseguimos através dos projetos práticos”, afirma a universitária Gabriela.

Já para o acadêmico Gabriel dos Santos Araújo, a experiência foi gratificante. “Nós tentamos criar um ambiente agradável e bonito para complementar o que já existe na Santa Casa. Por se tratar de um hospital, que é um ambiente triste, queríamos trazer uma beleza para o local e trazer vida. É recompensador para a gente ver o nosso trabalho escolhido e, num futuro, ser colocado em prática”, garante Araújo.

WhatsApp Image 2019-11-11 at 12.33.55 (2)

A preocupação com o ambiente é parte fundamental do processo de recuperação dos pacientes. É o que garante a superintendente do Hospital Santa Casa de Campo Mourão, Lucinéia Scheffer. “A ambientalização na infraestrutura e no que está ao redor dela é essencial para a recuperação dos pacientes. Por isso, nós temos o cuidado em tornar o ambiente o mais agradável possível. Nós precisamos que os espaços sejam acolhedores para que, quando o paciente ou acompanhante chegue, eles tenham espaços para sair do ambiente hospitalar. Esse projeto terá uma contribuição significativa para os pacientes e acompanhantes”, declara Lucineia.

A parceria do Integrado com o Hospital Santa Casa de Campo Mourão é antiga e importante. De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Integrado, Marla Corso, projetos desse tipo são essenciais. “É muito importante manter essa horizontalidade entre os acadêmicos, instituição de ensino e a sociedade, por meio de projetos sociais. Com esses projetos, os universitários conseguem ter uma aplicação prática de projetos, capacitando-os como futuros profissionais”, afirma Marla.

Projeto

Ainda de acordo com a coordenadora do curso, durante o desenvolvimento do projeto, os universitários “puderam colocar em prática a análise do ambiente, do solo, espécies existentes e necessidades para então realizar o projeto. Além disso, um dos focos do projeto era a viabilidade na execução, por meio da especificação de plantas com um custo menor e facilidade na manutenção. Tivemos excelentes projetos. Este foi o primeiro projeto do curso em parceria com a Santa Casa, mas serão realizados mais projetos em parceria nos próximos anos”, declara a coordenadora.

IMG_5914

 

WhatsApp Image 2019-11-11 at 12.33.55 (1)

 

IMG_5893

 

IMG_5898

 

IMG_5904

 

Write A Comment