Alunos do ensino médio participam gratuitamente do POPI

Popi (1)

A época do ensino médio é formada por muitas descobertas. Além disso, as cobranças começam a bater à porta. Uma delas é pela escolha profissional, pelo qual curso superior irá cursar. Para auxiliar os estudantes do ensino médio nessa etapa da vida, pelo segundo ano consecutivo, o Centro Universitário Integrado, por meio do curso de Psicologia, desenvolve, em colégios de Campo Mourão, o Programa de Orientação Profissional Intensiva (POPI).

Popi (3)

Em 2019, mais de 30 alunos de quatro colégios da cidade participam das atividades, que tiveram início no mês de agosto e seguem até dezembro. Durante dez encontros, que são conduzidos por universitários de Psicologia do Integrado, os estudantes dos colégios participam de atividades práticas, como dinâmicas, aplicação de testes e entrevistas. “Nos encontros são trabalhadas questões relativas ao autoconhecimento, conhecimento do mundo do trabalho e a escolha propriamente dita, a partir de técnicas e instrumentos psicológicos. Ao final dos encontros é realizada uma devolutiva, com a entrega de relatório escrito, individual com cada aluno participante sem custo algum”, explica a coordenadora do curso, Thaís Serafim.

Popi (2)

Um dos participantes do programa é o estudante Bruno Pereira da Silva, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual de Campo Mourão. Ele conta que acha sensacional a possibilidade de se conhecer melhor e a sua futura profissão. “Desenvolvimento pessoal é o que resume bem o que é participar do POPI. Super indico aos meus amigos, pois ajuda para caramba e vai ‘destravando’ muita coisa na cabeça”, detalha Bruno que, antes de acabar os encontros do programa, já escolheu a graduação que vai cursar: Psicologia.

Popi (4)

Já para os universitários do Integrado, a atividade é ímpar, contribuindo para a formação. “Para nós, vai além de um projeto de extensão. É uma das principais oportunidades de aprimoramento profissional, em que colocamos em prática o conteúdo que aprendemos em sala de aula, ganhando muita experiência. Gostei demais de participar dessa iniciativa e agradeço pela oportunidade”, conclui Fernando César Kummrow, estudante do 8º período do curso Psicologia do Integrado.

 

Write A Comment