Desde a autorização pelo MEC, curso já formou mais de 1500 profissionais e tornou-se referência em toda a região

direito-1

O curso de Direito do Centro Universitário Integrado completa 20 anos em 2021. A história da graduação teve início em 05 de abril de 2001, quando foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) 150 vagas. A aula inaugural foi realizada em 18 de junho do mesmo ano. 

O curso, concebido para propiciar uma formação acadêmica crítica e reflexiva, além de uma base sólida quanto aos conteúdos profissionalizantes, cujos elementos são essenciais para o ingresso no mercado de trabalho, é referência em toda a região da COMCAM, principalmente pelo alto índice de aprovação no Exame da Ordem (OAB), cuja segunda fase é composta por uma prova prática. 

Ao longo dos anos, foram desenvolvidos múltiplos projetos para consolidar esse perfil, destacando-se o Programa de Assistência Judiciária Gratuita, que abriga o Estágio Supervisionado e oferece ao acadêmico a oportunidade de ter contato direto com a realidade e atender casos reais, acompanhando audiências e resolvendo problemas jurídicos complexos. Essa experiência possibilita uma conexão eficiente entre a teoria e a prática.

Além disso, também são desenvolvidas atividades de extensão, como o projeto da Casa das Fraldas, que teve início no âmbito do curso e hoje envolve diversas Instituições, empresas e a sociedade civil, de modo geral.

A infraestrutura e o corpo docente altamente qualificado, aliados ao apoio incondicional da Instituição foram fatores decisivos para obtenção de resultados expressivos. Durante todos esses anos, o Centro Universitário Integrado já formou 1561 profissionais de Direito e os egressos destacam-se pelo excelente desempenho em concursos públicos, sendo aprovados em diversas carreiras como a Magistratura, Ministério Público, Auditores, Analistas e Técnicos Judiciários.

Para o coordenador do curso de Direito do Integrado, Robervani Pierin do Prado, fazer parte dessa história desde 2001 é motivo de orgulho. “O sentimento é de honra por fazer parte dessa equipe e alcançar esse resultado, os 20 anos do curso, sobretudo porque está consolidado e não deixa de ser uma contribuição para a missão da Instituição, principalmente pelos resultados alcançados com ótimos índices de aprovação no Exame de Ordem e com aprovações de ex-alunos em concursos públicos. Então o sentimento é de realização e ao mesmo tempo de orgulho por poder fazer parte desse grupo porque esse resultado é uma conquista coletiva, que envolve o trabalho, a seriedade e o suporte que a Instituição sempre deu, isso é fundamental, e o trabalho dos professores em conjunto com quadro administrativo”, ressaltou o coordenador. 

Prado também destaca que o curso já está se preparando para os desafios vindouros. “Para o futuro o que a gente projeta é sempre procurar se aperfeiçoar e o grande desafio agora é essa virada de chave, essa mudança de paradigma que é a conexão entre o Direito e a Tecnologia. Podemos colocar que é uma tríade Direito-Tecnologia-Inovação, esse é o futuro do ensino jurídico e da atuação do profissional de Direito, propriamente dito”, explicou. 

Write A Comment