Evento integrou calouros e veteranos da graduação

WhatsApp Image 2021-02-22 at 22.27.17

Acadêmicos veteranos e calouros do curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado participaram da V Semana de Integração do curso. O evento, que já é uma tradição para a graduação, teve que se adaptar às rotinas e mudanças que a pandemia proporcionaram.

A semana foi marcada por acolhimento e integração dos calouros com a Instituição, professores e veteranos. Normalmente, o evento costuma ser um momento para apresentar a Instituição, inserir os calouros no universo acadêmico prestando instruções pedagógicas, realizar dinâmicas de integração, discutir sobre Psicologia por meio da arte etc, tudo de forma presencial. 

Porém, em 2021, o colegiado do curso teve que se adaptar. O colegiado não mediu esforços para manter a tradição do evento, respeitando todas as adaptações necessárias. O evento foi marcado por muito afeto e comunicação mediada pelas plataformas digitais. Na programação, além das instruções de ordem pedagógica, os calouros bateram um papo super bacana com os veteranos, momento em que os mais experientes compartilharam de suas experiências e deram dicas de como garantir o sucesso acadêmico mesmo em meio a pandemia, vídeos sobre o curso e eventos realizados foram compartilhados, lembrancinhas entregues e, por fim, a apresentação do espetáculo Galileu e eu – uma adaptação da obra de Bertolt Brecht que narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei representado pela atriz Denise Fraga.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado, Thaís Serafim, a entrada na universidade marca um importante marco na vida dos calouros, mas também não deixa de ser isenta de ansiedades e angústias. Portanto, contar com um evento que faça os calouros se sentirem em “casa”, esclarecidos de suas dúvidas e certos de que há uma rede de apoio para as dificuldades, faz toda a diferença no processo de adaptação e integração ao curso e à Instituição”, declara a coordenadora.

Para os acadêmicos, o evento foi muito importante. A caloura Luiza de Lima Olah Alves gostou do evento. “A primeira semana de aula foi um turbilhão de emoções, começando pela forma incrível que fomos recebidos no Centro Universitário Integrado. Foi muito gratificante a forma como fomos recebidos e acolhidos pelos veteranos e professores, em especial pela professora Thaís, coordenara do curso de Psicologia. Os próprios veteranos nos ensinaram em como utilizar o portal do aluno, compartilharam experiências e expectativas”, destaca a estudante.

Os acadêmicos veteranos também gostaram do evento. A estudante do 3º período do curso de Psicologia, Ana Beatriz, diz que se sentiu acolhida. “Neste ano, como veterana, quis participar auxiliando na organização e foi uma ótima sensação, especialmente por saber que a resultante, em geral, é ter uma integração dos calouros, deixando-os mais confortáveis para se enturmar com os veteranos, estrutura da instituição (a qual, infelizmente, não tiveram muito tempo para conhecer, ainda, por conta da pandemia) e com o curso, de modo geral”, afirma a acadêmica.

WhatsApp Image 2021-02-23 at 23.01.12

WhatsApp Image 2021-02-22 at 18.50.53

WhatsApp Image 2021-02-22 at 23.01.15

 

Write A Comment