Combata o estresse com técnicas de relaxamento para estudantes

O período de provas e as fases de vestibulares colocam muitas pessoas em seu limite mental e emocional. Por isso, aprender técnicas de relaxamento para estudantes pode te ajudar a manter a mente mais tranquila e contribuir para um melhor desempenho nos exames.

Neste post, a gente te apresenta os principais benefícios do mindfulness e exercícios que vão te ajudar a se concentrar nos estudos e aliviar o estresse.

Quais são os benefícios do relaxamento para estudantes?

Incluir uma rotina de meditação e relaxamento no seu cotidiano pode te auxiliar no controle de estresse e ansiedade, condições que acometem a saúde de muitos estudantes. As práticas também contribuem para a melhora do foco, te auxiliando a se concentrar nos momentos mais necessários, como em aulas e provas.

Além disso, elas também ajudam a combater os sintomas relacionados à depressão, auxiliando a canalizar as suas energias e buscando o equilíbrio emocional. Com uma mente mais tranquila, você consegue aproveitar ainda mais os horários dedicados aos estudos e os momentos de descontração, encontrando uma harmonia entre os seus objetivos e bem-estar.

5 exercícios de relaxamento e mindfulness para estudantes

Para o alívio dos estudantes que lidam com ansiedade, estresse ou até mesmo sintomas de depressão, existem alguns exercícios que podem ajudar a acalmar a mente e proporcionar relaxamento físico e mental. Confira 5 sugestões para intercalar com os seus estudos:

1. Respiração profunda

Dedicar alguns minutos para realizar exercícios de respiração profunda é essencial para aumentar o transporte de oxigênio no organismo, promovendo o relaxamento dos músculos e desaceleração dos batimentos cardíacos. Aprenda a fazer um exercício de respiração com um passo a passo simples:

  1. sente-se confortavelmente em uma cadeira ou poltrona, de preferência com apoio adequado nas costas. Você pode usar uma almofada na lombar, se for necessário;
  2. feche os olhos e respire profundamente por 3 vezes. Inspire lentamente e solte o ar pelas narinas;
  3. continue nesse movimento e conte, mentalmente, até 10. Tente visualizar os números à medida que eles surgem;
  4. respire fundo e, lentamente, conte até 5;
  5. segure esse ar e conte até 5 novamente;
  6. expire lentamente, contando até 7;
  7. repita o processo até sentir que o relaxamento está fazendo efeito.

Você pode reproduzir esse exercício antes de começar a estudar uma matéria mais desafiadora, durante as aulas ou até mesmo enquanto faz uma prova.

2. Automassagem

A automassagem pode ser feita de diversas formas e várias regiões do corpo, usando apenas as mãos ou com o auxílio de acessórios, como bolinhas e cremes. Ela pode ser realizada entre tarefas, nos seus momentos de descanso, logo após acordar ou quando se sentir mais tenso.

Uma das dicas mais práticas é a automassagem nas mãos. Com o polegar, pressione a palma da outra mão e faça movimentos circulares em toda a região. Você pode sentir os nervos tensos, sendo uma ótima oportunidade para se dedicar mais a essas partes.

Prolongue a massagem pelo tempo que achar necessário e leve os movimentos para os dedos, punhos ou até mesmo antebraço, se achar preciso. Isso vai fazer com que a musculatura relaxe, além de permitir que a sua atenção se concentre totalmente em outra atividade, promovendo um alívio mental.

Você pode aliar a automassagem com os exercícios de respiração para um resultado ainda mais benéfico.

3. Alongamento

Os alongamentos liberam a tensão do corpo e relaxam a sua musculatura. Eles podem ser feitos logo ao acordar, antes das atividades físicas ou ao longo do dia. Dê uma atenção super especial às regiões do pescoço, costas e ombros, que sofrem nas horas de estudos e má postura.

mulher fazendo aula de pilates online

As mãos também podem ser prejudicadas se não tiverem um cuidado durante ou após as suas maratonas. Você pode alongar as articulações durante as suas pausas para evitar Lesões por Esforços Repetitivos (LER), muito causadas por horas de digitação ou escrita, por exemplo.

Já que você está em nosso blog, leia também o nosso post com métodos de estudo para usar na sua rotina.

4. Meditação

Existem diversas técnicas de meditação que podem te ajudar a relaxar a mente, o corpo e encontrar o equilíbrio emocional. Além de desacelerar, ela traz inúmeros benefícios para a concentração, bem-estar, humor e saúde no geral.

Você pode optar por meditação guiada com aplicativos e vídeos na internet. Aliar a atividades físicas, como a Yoga, por exemplo, vai potencializar os resultados para quem lida com constante estresse. As práticas unem visualização positiva e exercícios de respiração.

5. Regulação do sono

Apesar de se tratar mais de um hábito do que exercício, encontrar maneiras de regular o seu sono vai fazer toda a diferença no seu ânimo, foco e disposição nos estudos. Realizar atividades físicas ou meditação guiada antes de dormir, por exemplo, vai melhorar a qualidade do seu sono, garantindo que você atinja os níveis de relaxamento e acorde com a energia revigorada.

As práticas são simples e podem transformar os seus momentos de tensão. Você pode incluir essas técnicas de relaxamento para estudantes entre as aulas, antes das provas ou nos intervalos entre as tarefas. Elas podem ser feitas em qualquer lugar, a qualquer hora.

Aqui no blog do Integrado, você encontra outras dicas que vão te ajudar a se concentrar, estudar com qualidade e se dar bem nas provas. Aproveite e leia também o nosso post “Quais são os benefícios da leitura?” e potencialize a sua capacidade de memorização!

Até a próxima!

Avalie esse post
Compartilhe:
Grupo Integrado

Grupo Integrado

Com mais de 26 anos de história e comprometimento em transformar a educação, o Centro Universitário Integrado oferece metodologias inovadoras e modalidades que acompanham o dinamismo das mudanças do mercado de trabalho. A instituição é nota 5 no MEC, se tornando referência em ensino de qualidade, acessível e flexível.

Deixe um comentário