Projeto Interdisciplinar envolve acadêmicos dos dois cursos do Integrado

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Na semana passada, os cursos de Farmácia e Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão iniciaram um projeto interdisciplinar em parceria. O Projeto prevê a oferta de consultas de nutrição a pacientes que apresentam agravos em saúde pública e que são beneficiários dos serviços da Farmácia Universitária do Curso de Farmácia do Centro Universitário Integrado.

As consultas de nutrição englobam levantamento de informações por meio de entrevista de anamnese, exame físico, avaliação da composição corpórea e avaliação dietética, que são realizadas na primeira consulta. Após uma semana da primeira consulta o paciente recebe a proposta de cardápio individualizada com a lista de substituições e orientações nutricionais para mudança do comportamento alimentar. E nos retornos subsequentes é feito o acompanhamento do alcance dos objetos propostos pelo paciente.

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As consultas são realizadas por acadêmicas do 8º período de Nutrição, no estágio supervisionado em saúde pública, que por sua vez são supervisionadas por um professor. Os serviços ofertados por meio do projetoe englobam ainda o seguimento farmacoterapêutico dos pacientes polifarmácia também beneficiários da Farmácia Universitária, onde é avaliada a medicação utilizada, possíveis PRMs – Problemas Relacionados aos Medicamentos, interações medicamentosas, avaliação e orientação sobre posologias e horários das medicações, acompanhamento da glicemia e pressão arterial.

Para as acadêmicas do curso de Nutrição do Integrado, Ana Lobato, Ananda Simonelli e Jenniffer Veiga e para a acadêmica do Curso de Farmácia Leyre Karina Rosolen, que deram start no projeto, a ação interdisciplinar promove aplicação dos conhecimentos teóricos na prática clínica, melhora o relacionamento com outras áreas técnicas da saúde e permite a troca de experiências.

De acordo com o coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, Renato Castro, “a interdisciplinaridade permite a obtenção de outras habilidades inerentes à formação dos profissionais, como trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e criatividade”, enfatiza.

Já a coordenadora do curso de Farmácia do Integrado, Ana Carla Broeto Biazon, acrescente que, “além da obtenção de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, ações desse cunho permitem que o acadêmico tenha uma visão mais global e favorece o atendimento mais humanizado dos pacientes. Além disso, destaca que os tratamentos farmacológicos e não-farmacológicos (como a reeducação alimentar) se somam e propiciam resultados mais favoráveis”, afirma Ana Carla.

A responsável técnica da Farmácia Universitária, Kelly Mesquita, enfatiza que com a implementação de projeto interdisciplinar quem ganha é o paciente, que pode usufruir de um maior leque de serviços e receber uma assistência de grande qualidade por parte da Farmácia.

Para Elizabete Peres Pereira, uma das usuárias da Farmácia Universitária que passou pelo atendimento interdisciplinar, “a ação irá ajudar a organizar os horários para alimentação e também a medicação utilizada”, esclarece.

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