Microônibus da Prefeitura foi adaptado para que docentes e estudantes do curso de Medicina Veterinária façam a castração gratuita de animais de estimação.

O Centro Universitário Integrado e a Prefeitura de Peabiru unem forças em uma parceria para promover a castração de animais de estimação de pessoas inseridas no cadastro único do município. O contrato do convênio foi assinado durante o evento “Paraná e Ação”, realizado na quinta-feira, 27 de julho, no Ginásio de Esportes Prof. Ary da Silva em Peabiru. A iniciativa conta com um castramóvel, um microônibus adaptado para profissionais possam realizar cirurgias de castração em cães e gatos. As cirurgias serão executadas por docentes e acadêmicos do curso de graduação de Medicina Veterinária do Centro Universitário Integrado.

Durante o evento foram distribuídas 120 senhas para o cadastro pré-aprovado de tutores interessados em castrar seus animais de estimação, serão realizadas 120 cirurgias. Os atendimentos estão previstos para iniciar ainda em agosto e serão totalmente gratuitos para a população. O professor Filipe Corrêa Pacheco, coordenador do projeto e responsável técnico do Centro Veterinário Integrado explicou que o veículo está pronto para iniciar os procedimentos. “Estamos aguardando apenas a autorização do Conselho Federal de Medicina Veterinária para dar início às castrações”, afirmou Filipe, ressaltando o caráter social da ação. “O objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar ações comunitárias e integrar a instituição na comunidade, além de contribuir para o controle populacional de animais de estimação”, explicou o cirurgião. 

Serviços ofertados pelo curso de Medicina Veterinária

Além das castrações realizadas pelo castramóvel, a coordenadora do Centro Veterinário Luana Drancka destacou que o Integrado também oferece outros serviços para a comunidade, atendendo animais de grande porte além dos animais de estimação. “Os interessados em agendar atendimentos fora do castramóvel podem entrar em contato com a centro e agendar o atendimento”, afirmou Luana. 

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Integrado, ressalta que o projeto do castramóvel é um grande passo na promoção da prática profissional dos estudantes. “Estamos conciliando ações sociais com o ensino acadêmico e reforçando o compromisso do Centro Universitário Integrado com o bem-estar animal e a comunidade local”, disse Camila Mottin.