Iniciativa é uma oportunidade de capacitação em tecnologia da informação para mulheres e pessoas negras

Um projeto inovador voltado para a capacitação de mulheres, pessoas negras na área de tecnologia da informação, teve início na última terça-feira, 27 de junho. Em parceria com a Fundação Educere, uma incubadora de empresas de base tecnológica, o Bootcamp 4Girls busca oferecer um treinamento imersivo em tecnologia para estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. As aulas ocorrem semanalmente no laboratório de informática do Colégio Integrado, no centro de Campo Mourão.

Com duração de seis meses, o projeto conta com a participação de professoras e professores atuantes no mercado de trabalho e com experiência em cada área abordada. O programa inclui temas como informática básica, criação de jogos digitais, desenvolvimento web, banco de dados, além de formação humana, musicalização e corporidade.

O Bootcamp 4Girls é uma iniciativa pioneira e promissora para incentivar a inclusão e a diversidade no campo tecnológico, ampliando as oportunidades para grupos específicos. De acordo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, as mulheres representavam cerca de 20% dos profissionais de TI no país. Essa porcentagem pode variar dependendo da região e do setor específico dentro da área de TI. Embora essa porcentagem venha crescendo, ainda é um setor com baixa equidade. A ação tem como objetivo que as participantes possam aproveitar ao máximo a experiência enriquecedora, além de adquirir as habilidades necessárias para uma carreira bem-sucedida no cenário tecnológico.

 O projeto inclui a participação de alguns homens para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no campo tecnológico. A organização acredita que essa iniciativa será um grande passo na promoção da equidade na formação em TI.

Segundo o professor Anderson Mine Fernandes, coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, esse projeto é de extrema importância. “Desta vez, queremos promover equidade na formação em TI, uma área com muitas oportunidades. Esperamos que esse seja um grande passo na carreira profissional das inscritas”, destacou Fernandes.

Para a professora Fernanda Ferrari essa será uma experiência única. “Estou muito empolgada para o início desse projeto, as meninas vêm com muito foco e determinadas, por que já sabem do desafio de entrar numa área que ainda é majoritariamente composta por homens”, contou Ferrari que que ministra a disciplina de Figma, uma ferramenta de design colaborativa baseada na nuvem, que permite aos usuários criar, prototipar e compartilhar interfaces de usuário de forma eficiente e em tempo real

Para a professora Cláudia Poiet Sampedro, que será responsável por ensinar sobre ferramentas de versionamento sistema utilizado no desenvolvimento de software, projetos como esse contribuem para o crescimento das mulheres no segmento. “Enquanto mulher que atua na área da tecnologia como desenvolvedora, sei que é uma área predominantemente masculina e quanto isso pode ser intimidador para algumas mulheres. Acredito ser muito importante fomentar que essas meninas conheçam mais sobre a área da tecnologia, e mostrar que esse espaço também é delas”, contou Sampedro sobre o quanto ficou grata em participar do Bootcamp 4Girls.