Programa estimula o desenvolvimento da mentalidade empreendedora; Coamo e Sebrae serão parceiros neste trabalho

O Centro Universitário Integrado está com o edital aberto para o Programa de Pré-Incubação e Incubação do Ecossistema de Inovação (Integrow), que oferece diversos serviços para transformar ideias e negócios que tenham base tecnológica, sejam inovadores e sustentáveis.

Podem participar estudantes, empreendedores de todas as áreas e docentes de qualquer instituição de ensino ou pesquisa, pública ou privada, de todo Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2023 no link do Integrow https://encurtador.com.br/fhIQ9 

Múltiplos benefícios

Os participantes terão diversos benefícios como mentoria de profissionais experientes, acesso à infraestrutura e equipamentos, treinamentos e workshops, networking com outros empreendedores, oportunidades de captação de recursos e a possibilidade de atrair investidores para acelerar ou tracionar o negócio. 

Mesmo para quem tem somente uma ideia, o Integrow também ajudará na validação do conceito, na estruturação de um plano empresarial, na análise dos concorrentes e no potencial de mercado.

“Queremos estimular o desenvolvimento da mentalidade empreendedora. Teremos grandes parceiros como a Coamo – a maior cooperativa agroindustrial da América Latina e uma das maiores do mundo – e o Sebrae, que ajuda milhares de negócios em todo país. Também vamos mentorar a pessoa que está por trás do negócio para auxiliar em seus medos, anseios e em seu desenvolvimento”, explica Fabrício Pelloso, head de Inovação do Centro Universitário Integrado.

“Buscamos parcerias que possam trazer inovação e novas tecnologias para a melhoria nos processos, principalmente no pós-colheita. O setor é carente de estudos que tragam avanços na armazenagem”, explica João Valderi de Jesus, Analista de Produtos Agrícolas da Coamo.

Acompanhamento por um ano

Outro grande diferencial do programa é o contato regular e gratuito com os mentores do Integrow ao longo de 12 meses. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Quebec, no Canadá, o empreendedorismo pode ser uma jornada solitária, com sensação de falta de companhia e sem um espaço seguro de troca e compartilhamento de informações.

Os resultados do estudo mostraram que os estressores profissionais predizem o esgotamento através de um sentimento de solidão ocupacional. Este efeito indireto condicional foi mais forte e significativo quando a orientação empreendedora é baixa.

“Esse acompanhamento por um ano evita a sensação de solidão que acompanha grande parte dos empreendedores. Literalmente, estaremos de mãos dadas e apoiados em parceiros estratégicos”, enfatiza Pelloso.

Exemplo de sucesso

Quem já vivencia a experiência de empreender é a administradora e especialista em controladoria, Fernanda Pigaiani Ferrari. Ao perceber a dor de algumas universidades, dos estudantes e das empresas, ela criou um aplicativo que faz a gestão da carga-horária obrigatória dos estágios dos cursos presenciais e conecta todas as partes.

“Era comum ver os controles de estágios sendo realizados manualmente, em papéis. Com a tecnologia deste APP, houve a otimização dos processos e dos recursos. E graças aos sistemas de geolocalização e segurança embarcados, é possível evitar fraudes e ter dados confiáveis”, explica.

De olho em outras possibilidades de expansão, Fernanda está ‘refinando’ seu aplicativo – com o apoio dos mentores do Integrow – para que os softwares também controlem as listas de presença, ajudem os estudantes dos cursos feitos à distância, os colégios e os gestores acadêmicos. 

Critérios de seleção

O processo seletivo do Integrow terá duas etapas. Na primeira, os candidatos devem preencher e enviar um formulário e um pitch com sua ideia ou negócio. Na segunda, os selecionados vão passar por uma entrevista com uma banca avaliadora.

A avaliação obedecerá aos critérios de viabilidade técnica, econômica e comercial da proposta; capacidade técnica e gerencial dos empreendedores; conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos, processos e serviços a serem ofertados, assim como seu impacto modernizador na economia; adequação e atendimento aos objetivos da incubadora; sustentabilidade e impacto ambiental e social. O resultado será divulgado no site www.grupointegrado.br e enviado por e-mail aos participantes.

Os negócios que forem incubados e permanecerem no município vão contribuir com 1% do seu faturamento ao longo dos próximos cinco anos para a manutenção do Integrow. Os empreendimentos que forem para outras regiões contribuem com 2% do faturamento, pelo mesmo período.

“Uma de nossas características é a inovação. Queremos apoiar os estudantes mesmo após sua formatura e isso também vale para empreendedores e docentes. Assim, contribuímos desde o desenvolvimento da ideia e ajudamos para que o município de Campo Mourão se transforme numa região tecnológica e com visão de futuro”, enfatiza o diretor de Negócios do Grupo Integrado, Rafael Zampar.

Crédito da foto

Rorozoa-Freepik