Órgãos públicos e empresas do terceiro setor compõe ações de conscientização e prevenção contra o avanço de epidemia no verão

Na manhã desta quinta-feira (18) o Grupo Integrado, representado pela coordenadora do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Dra. Taisa Rocha Navasconi Berbert participou da 13° reunião do Comitê Intersetorial de Combate contra à Dengue de Campo Mourão. Realizada na unidade do Serviço Social do Comércio (SESC) do município, o objetivo do encontro foi debater ações de prevenção e conscientização contra a dengue. Também participaram representantes das secretarias municipais, estaduais e de outras instituições do comércio local. 

O Comitê, que existe desde 2019, mas, teve as atividades pausadas durante a pandemia de Covid-19. Formado para promover ações que mobilizam esfera pública e privada para combater o avanço da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os dados têm aumentado exponencialmente, podendo chegar ao estado crítico, afirma a engenheira ambiental do município, Jordana Dorca dos Santos. “Sabemos que os casos de infestações e pico das doenças aumentam no verão por conta do calor e das chuvas, vemos números alarmantes entre os bairros e o papel do Comitê é realizar uma força tarefa para prevenir que nossa região chegue a uma epidemia”, ressalta a Jordana. 

O Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de Campo Mourão, de novembro de 2023, mostrou que a taxa de infestação era de 10,06%. Já o LIRAa, realizado em janeiro deste ano, revelou uma redução de 3,79 pontos percentuais, com a taxa passando para 6,27%.

O índice é calculado a partir da avaliação de imóveis em cada localidade. É considerado satisfatório quando está abaixo de 1%, bom quando está entre 1% e 4%, moderado quando está entre 4% e 8%, alto quando está entre 8% e 12% e crítico quando está acima de 12%.

Apesar da redução, o índice de infestação ainda é considerado alto. A engenheira também destaca que o combate precisa ser realizado principalmente entre a população, intensificando a limpeza. “Sabemos que a dengue ocorre devido ao lixo. O descarte incorreto de resíduos recicláveis, a falta de manutenção adequada em piscinas, são alguns dos principais problemas que contribuem para proliferação das larvas do mosquito”, explica Jordana ao contar que as larvas do mosquito pode sobreviver até 400 dias no ambiente mesmo sem água. “É importante que além da manutenção de residências e estabelecimentos, que as pessoas realizem a higienização de lugares propícios a terem foco do mosquito, como piscinas, por exemplo, é necessário o uso de cloro adequadamente”, complementa Joana. 

Para promover ações específicas para colaboradores e também participar da atuação em combate da doença na região da COMCAM, o Integrado se prontificou em desenvolver campanhas que envolvam todas as empresas do Grupo, como destaca a coordenadora de Medicina, Taisa Rocha Navasconi Berbert. “Nós aceitamos convite de participar dessa reunião devido à importância que as instituições têm nesse papel de propor e participar de ações para a prevenção da dengue. Sabemos que é um problema da sociedade como todo, mas, não só do poder público e se torna muito mais fácil se as instituições se mobilizarem incentivando ações individuais e coletivas. Nosso papel é justamente auxiliar como um grupo e propor que todos que fazem parte do Integrado estejam conscientes e dispostos a atuarem no combate à dengue’, afirma Taisa. 

Sintomas da Dengue

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, a dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves, e incluem: febre alta (39° a 40°C), dores musculares intensas, dores nas articulações, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, cansaço. Em alguns casos, a dengue pode evoluir para uma forma grave, que pode levar à morte. Os sintomas da forma grave da dengue incluem: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas. 

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante não deixar água parada em recipientes, como vasos de plantas, pneus, garrafas, baldes, etc. Tampar bem as caixas d’água e cisternas, limpar a calha do telhado regularmente, manter a piscina limpa e clorada, usar repelente quando estiver ao ar livre, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Além disso, é importante estar atento aos sintomas da dengue e procurar um serviço de saúde ao apresentar qualquer um deles. O diagnóstico e o tratamento da dengue são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Jordana Dorca dos Santos, engenheira da Secretaria de Saúde de Campo Mourão, orienta que é possível fazer denúncias de maneira anônima caso saibam de casos de lugares com foco da doença. “Se você está fazendo a sua parte, mas, percebe que seu vizinho não está, que tem deixado lixo, garrafas, copos de maneira incorreta, pode ligar para o 156, sem precisar se identificar e indicar o endereço para a fiscalização atuar”, pontua Jordana. 

O Grupo Integrado disponibiliza serviços voltados à saúde, com o Ambulatório Médico, que une a prática acadêmica e promoção da saúde da região com consultas acessíveis. Para agendar uma consulta basta entrar em contato por meio do número abaixo. 

Serviço

Telefone: (44) 3518-2534

Endereço: Rua Lauro de Oliveira Souza, 440. Área Urbanizada II, Campo Mourão – PR

Write A Comment