O projeto visa incentivar saúde preventiva por meio de estágios supervisionados

Na manhã desta quarta-feira, 16 de agosto, o Grupo Integrado inaugurou um ambulatório para atendimentos de primeiros socorros. Voltado principalmente ao bem-estar dos estudantes tanto do colégio quanto os universitários e dos colaboradores da instituição. O ambulatório ficará aberto nos períodos da manhã, tarde e noite, durante o horário das aulas e ofertará serviços básicos como, aferição de sinais vitais, curativos e conscientização sobre a importância da prevenção.

O coordenador de Enfermagem, Roney Nogueira, explica que o projeto é uma realização do curso, com foco em oferecer estágios supervisionados para acadêmicos que estão no último período de graduação. “Além da consulta, temos como objetivo trabalhar a promoção da saúde para os colaboradores, com serviços como aferição de sinais vitais e grupos de estudos baseados nas demandas que surgirem”, destaca Roney.

A proposta do ambulatório não se limita apenas ao campo da Enfermagem. O coordenador ressalta que a interdisciplinaridade será uma peça-chave em seu funcionamento. “Atuaremos em conjunto com outros cursos na área da saúde, a partir das necessidades que surgirem. Nosso foco é na saúde preventiva e na promoção do bem-estar”, acrescenta.

A inauguração do ambulatório não apenas fortalece o compromisso do Grupo Integrado com a saúde e segurança, mas também oferece uma oportunidade única para os acadêmicos da área da saúde, como ressalta Sthefany Bacarol, acadêmica do último período do curso de Enfermagem no Integrado, uma das estagiárias do projeto. “O estágio supervisionado é obrigatório no último ano da graduação e já tivemos experiências nas Unidades Básicas de Saúde do município, mas essa é uma oportunidade de exercermos nossa prática acompanhados pelos nossos professores. Realizaremos atendimentos reais e, caso surjam dúvidas, teremos o auxílio dos docentes”, enfatiza Sthefany. 

Além das consultas de Enfermagem atenderem as demandas de colaboradores, também proporcionarão mais segurança aos estudantes, como destaca a diretora do Colégio Integrado, Ana Previate. “Para nós o novo ambiente é muito importante, pois proporciona mais tranquilidade às famílias  dos nossos alunos e os profissionais nos ajudarão a melhorar nossa qualidade de vida”, disse Previate. Através dessa iniciativa, o Grupo não só proporciona cuidado, mas também promove uma abordagem humanística para a saúde, ressaltando a importância da prevenção e do bem-estar.

 O ambulatório Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h, das 13h às 17h e das 19h às 23h e não precisa de agendamento e os atendimentos serão apenas para colaboradores e estudantes da instituição.