Os projeto Horticultura Social e Aldeia Viva foram destaques na categoria Instituições de Ensino

O Centro Universitário Integrado conquistou os dois primeiros lugares na categoria Instituições de Ensino no Prêmio Campo Mourão Sustentável 2023, o reconhecimento, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (CODECAM) e pela Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM), foi entregue em uma cerimônia realizada no último dia 10 de novembro, no salão de eventos Calvary Campo.

Em primeiro lugar se destacou o projeto “Horticultura Social”, também conhecido como horta solidária, que aborda desafios cruciais de segurança alimentar e práticas agrícolas sustentáveis na região da COMCAM. São mais de 100 estudantes e vários colaboradores do Centro Universitário Integrado que atuam ativamente no projeto, adquirindo experiência prática, educativa, e beneficiam diretamente cerca de mil pessoas em várias instituições, contribuindo significativamente para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

O coordenador do projeto, professor e agrônomo, Jhone Espíndola, conta orgulhoso que o prêmio é o resultado dos esforços em conjunto realizado entre acadêmicos e colaboradores da instituição. “Utilizamos a disciplina de horticultura para desenvolver habilidades além da produção de hortaliças e frutas, assim os estudantes podem conciliar a prática do curso com ação social, já que destinamos toda a produção para entidades e com nosso parceiro Serviço Social do Comércio (SESC), com o programa Mesa Brasil, levamos os alimentos e eles realizam a triagem para o município. A horta solidária existe há quatro anos e esse reconhecimento é bastante importante, pois, mostra que estamos no caminho certo”, explicou o professor. 

Já o segundo colocado, o projeto “Aldeia Viva”, foi iniciado em dezembro de 2021 com parceria com um grupo de pesquisa da UNESPAR. Inicialmente professores e acadêmicos avaliavam a saúde física e bucal dos indígenas da aldeia indígena guarani Vera Tupã í, localizada no distrito de Barreiro das Frutas. Coordenado pelo Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (NEPE) do Integrado, o projeto conta com a participação de docentes e estudantes dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição.

A supervisora de pesquisa e iniciação científica Centro Universitário Integrado e integrante do NEPE, Francielle Baptista conta que para 2024 o projeto será ampliado. “Além, da saúde, também serão realizadas atividades que promovem geração de renda, assessoria jurídica, social, agrícola e tecnológica, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos indígenas, ofertando soluções para problemas de desemprego, pobreza, exclusão social e vulnerabilidade de territórios”, destacou Baptista. 

Durante o evento, o coordenador do curso de Enfermagem e um dos participantes do projeto, Roney Nogueira, expressou a alegria ao representar toda equipe ao receber a premiação. “O projeto Aldeia Viva é muito importante para nós, porque permite envolver nossos estudantes na atuação multiprofissional e também promover cuidado e melhora na qualidade em saúde para essa população. Estou muito orgulhoso em participar desse momento”, disse Nogueira. 

O Prêmio Campo Mourão Sustentável é um importante reconhecimento para os projetos que contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nossa região. A premiação incentiva a inovação e a criatividade na busca de soluções para os desafios sociais e ambientais. Além do troféu, os vencedores também receberam o selo Campo Mourão Sustentável 2023.