Instituição busca levar o ensino de qualidade e a tradição do grupo para a região Norte do País 

Representantes do Grupo Integrado buscam apoio da sociedade civil para estágios em saúde
Representantes do Grupo Integrado buscam apoio da sociedade civil para estágios em saúde

Representantes do Grupo Integrado realizaram, entre os dias 30 de janeiro e 06 de fevereiro, uma série de visitas em Macapá para avaliar a implantação do curso de Medicina no município. A análise de implantação da graduação na cidade faz parte do compromisso do Grupo Integrado em levar educação de qualidade às regiões que necessitam de mais profissionais para atender à comunidade.  De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o estado do Amapá possui 841 médicos, uma proporção de 1,05 profissionais por mil habitantes. Já a média nacional é de 2,18.

A comissão visitou representantes da sociedade civil organizada da cidade para buscar apoio e parcerias que viabilizem a realização de estágios em hospitais e unidades básicas de saúde da região. A criação de um câmpus em Macapá, com toda a estrutura necessária para o funcionamento do curso, também foi pauta das visitas.  

O diretor geral da Faculdade Integrado de Macapá, Alan Fonseca, destaca a necessidade de oferecer o curso de Medicina na capital, visto que não há opções privadas na região. A Faculdade pretende preencher essa lacuna na oferta de cursos de Medicina, considerando que a instituição privada mais próxima, localizada em Belém do Pará, está a uma distância de aproximadamente 600 km. 

 “O Integrado atua com educação na região de Campo Mourão (PR) há 37 anos e é reconhecido pela qualidade de ensino e infraestrutura que proporciona à comunidade acadêmica, além da transformação socioeconômica que impulsiona. Estamos felizes com a possibilidade de replicar essa tradição e compromisso com a educação na região norte do País, pois tenho a certeza que será um marco para o desenvolvimento da saúde no Amapá”, afirma Fonseca. 

A implantação do câmpus e do curso passará pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) e por isso ainda não há previsão de início do processo seletivo e de outros detalhes relacionados ao curso, como quantidade de vagas e valor da mensalidade.

Sobre o Grupo Integrado

O Grupo Integrado foi fundado em 1986 com o objetivo de oferecer educação básica de qualidade  à população de Campo Mourão (PR) e região. Diante da necessidade de oferecer também o ensino superior na cidade, em 1997 o grupo fundou a Faculdade Integrado de Campo Mourão, que em 2017 tornou-se Centro Universitário Integrado.

Atualmente, o Integrado oferece cursos de graduação a distância, na metodologia semipresencial e presencial, incluindo Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas e modalidades. 

O Grupo também é composto pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia IN2, Integrado Genética, Super Professor e Coonect.se. Recentemente, a instituição foi premiada ao nível nacional com a primeira vertical do agronegócio brasileiro: a BeAgro Integrado. Trata-se do conceito de verticalização da educação, inovação e tecnologia, visando a formação integral do profissional do agro do futuro de forma estratégica.  

Trabalhando em prol da educação há mais de três décadas, o Grupo Integrado evolui formando profissionais e cidadãos atuantes, influentes e engajados com as agendas atuais da sociedade e mantém firme seu compromisso de transformar vidas por meio da Educação.