Programa possibilita aos professores descobrirem novidades pedagógicas e trocar experiências vividas em sala de aula.

Sabemos que o setor educacional foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Com o “novo normal”, dar aulas tornou-se um verdadeiro desafio para professores de todos os níveis. No Centro Universitário Integrado não foi diferente, a alternância entre aulas presenciais, remotas e híbridas fez com todos tivessem que se adaptar e se reinventar. E diante de tantas mudanças, foi preciso buscar soluções para tornar as aulas ainda mais atraentes e motivadoras para os estudantes. 

E assim surgiu o “Conexão Docente”, um encontro semanal, realizado às terças-feiras, das 18h30 às 19h10, via google meet, onde os professores podem apresentar novidades pedagógicas, trocar experiências e discutir tópicos que considerem importantes para  vivência em sala de aula.

“Cada professor tem seu perfil, seu jeito de atuar, de encantar, de ser referência. E todos os professores do Integrado estão sempre em constantes capacitações e em busca de aperfeiçoamento. Então, concluímos que seria enriquecedor termos um espaço para compartilhamentos, porque são vivências reais, práticas, entre colegas. Está sendo um projeto muito valoroso e de aprendizado para todos nós. E ainda teremos novidades no próximo semestre!”, explica Luciana Pontes, Diretora da Gestão Acadêmica, área da Instituição que idealizou o projeto.

No Conexão Docente, a cada semana um professor diferente apresenta suas propostas para melhorar a qualidade de ensino e facilitar o dia a dia em sala de aula, além de novas temáticas e modos de fazer aulas mais atrativas aos estudantes. Nesses encontros, os professores têm a oportunidade de tirar dúvidas e apresentarem o que aprenderam, seja com o uso de uma nova ferramenta ou uma experiência positiva.

Segundo a professora doutora Cristiane Rickli Barbosa, o projeto tem impactado positivamente em sua atuação.  “O programa tem contribuído para melhora da minha prática docente. Gosto de aplicar nas minhas aulas ideias dos meus colegas e testar novas ferramentas pedagógicas. Já utilizei o bilhete de saída do prof. Paulo e a trilha de aprendizagem da profª. Lais, gostei muito, agregou mesmo. Além disso, ter apresentado foi muito bacana. Conhecer o estúdio do NEAD e passar por essa experiência foi enriquecedor”, contou a professora. 

O coordenador do curso de Administração, professor mestre Marcelo Alexandre Cordeiro, ressaltou a importância do projeto. “É uma maneira de dividirmos com os demais o que fazemos na busca de uma melhor aprendizagem e da evolução da instituição como um todo. O projeto tem me ajudado bastante, pois tenho aprendido a utilizar muitas ferramentas e também a repensar algumas coisas que faço”. O professor salienta as mudanças que notou em suas aulas, “já fiz uma revisão da forma de avaliação e estou considerando os estilos de aprendizagem em minhas conversas com os acadêmicos. Tudo que é realizado em conjunto traz um melhor resultado”,  avalia o professor.

A professora mestre do curso de Direito, Ana Paula Mansano, destacou a importância das Metodologias Ativas em sala de aula, “desde quando o Integrado nos impulsionou a conhecer e aplicar Metodologias Ativas em sala de aula, eu me transformei como professora, minha visão mudou, passei a compreender que nossa missão vai além do conteúdo”. E salienta que “participar do programa Conexão Docente foi gratificante. Só tenho a agradecer ao Integrado e toda equipe por trás desse programa incrível, por nos possibilitar passar por essa experiência e que mesmo em tempos tão difíceis nos conecta e nos faz sentir dentro da “Sala dos Professores” trocando nossas experiências”.

A assistente de Gestão Acadêmica, Carla Juliana Rogal, conta que todos os professores da instituição podem participar do projeto. “Abrimos uma disciplina no Canvas, onde incluímos todos os professores como estudantes, para colocarmos todo o material apresentado em nossas reuniões, mas é importante que todos participem dos encontros. Também é importante ressaltar que, qualquer professor, de qualquer curso, pode apresentar suas ideias. Basta enviar um email para gestaoacademica@grupointegrado.br, que entraremos em contato. Futuramente, abriremos para as apresentações de outras áreas, como Secretaria Acadêmica, Financeiro, Marketing etc. Cada um tem um papel fundamental para esse processo de formação”, explicou.

Gestão Acadêmica

A Gestão Acadêmica é setor responsável pela administração, gerenciamento, planejamento e execução de pautas estratégicas da Instituição voltadas aos serviços e processos acadêmicos, supervisionado e apoiando os trabalhos das seguintes áreas:  Apoio Pedagógico, Biblioteca, Clínicas Escola, Coordenações de Curso de Graduação, Laboratórios de Ensino, Regulatório, Secretaria Acadêmica, Supervisão de Extensão e Supervisão de Pesquisa.

Equipe: Luciana Pontes – Diretora de Gestão Acadêmica, Mariane Cristovão Bagatin – Suporte, Cesar Dallabrida Junior – Analista/Regulatório de Gestão Acadêmica, Carla Juliana Rogal – Assistente de Gestão Acadêmica, Mayara Cintra – Auxiliar Administrativo e Tayane Jamyle Patrício – Auxiliar Administrativo.