Empresa de software vai capacitar e captar profissionais de tecnologia por meio do programa

A Viptech, empresa de software que oferece soluções inteligentes nas áreas de monitoramento patrimonial, rastreamento veicular, fábrica de software e soluções customizáveis em automação de processos empresariais, e o Centro Universitário Integrado firmaram uma parceria para o lançamento da segunda turma do Bootcamp Catalisa LAB, um treinamento imersivo que tem por objetivo capacitar profissionais para o setor de tecnologia. 

De acordo com o Gestor de TI da Viptech, André Cardeal, a iniciativa de patrocinar o Bootcamp surgiu devido à grande demanda da empresa por profissionais da área de tecnologia. “A Viptech é uma fábrica de software e a demanda nesta área tem crescido demasiadamente, porém o número de pessoas que querem trabalhar na área tem diminuído cada vez mais. Atualmente, temos 66 vagas abertas, os salários são altos, temos uma pessoa de RH exclusivamente para contratar profissionais de tecnologia e não estamos conseguindo preencher essas vagas. Então, chegamos à conclusão que não adianta só irmos atrás de pessoas formadas, é preciso capacitar e mostrar para as pessoas que faz sentido fazer uma faculdade e se especializar em T.I”, explica.

Ainda de acordo com Cardeal, a ideia é fazer do Bootcamp Catalisa LAB uma porta de entrada para o mercado de trabalho. “A nossa ideia é capacitar os participantes do bootcamp para entrarem na área de tecnologia e depois pagar uma faculdade para eles. Também já estamos definindo uma pessoa, para depois que o time do bootcamp vier para cá, atuar como tutor desse time aqui dentro. Desta forma estaremos fomentando a nossa área”, disse o gestor.

Para o professor e gerente de Tecnologia da Informação do Grupo Integrado, Bruno Pachulski Camara, parcerias como a da Viptech aceleram e complementam a formação do profissional de tecnologia. “A parceria entre empresas e instituições de ensino proporciona uma integração contínua e equilibrada entre formação teórica e prática, beneficiando profissionais que desejam aprimorar habilidades”.

Um dos diferenciais da segunda turma do Bootcamp Catalisa LAB é a mudança no perfil dos participantes. A ideia agora é contar com a participação de pessoas já graduadas, que tenham afinidade com lógica e tecnologia e que estejam buscando novos desafios. 

O programa

O Bootcamp Catalisa LAB foi lançado em agosto deste ano por meio da parceria do Centro Universitário Integrado com diversas empresas da região. O objetivo do treinamento é atender a alta demanda do mercado por profissionais da área de tecnologia. 

De acordo com um levantamento da GeekHunter, marketplace especializado no recrutamento de profissionais de TI, o mercado de tecnologia continua à frente dos outros setores na oferta de empregos no Brasil. O crescimento do número de vagas no primeiro semestre de 2021 foi 85%, em relação ao mesmo período do ano passado.