Prática visa aproximar os estudantes da vivência prática na área penal

No último sábado (23), os acadêmicos do décimo período do curso de Direito do Centro Universitário Integrado participaram de um júri simulado. A atividade foi realizada no anfiteatro da unidade Centro, sob a coordenação das professoras Andréia Ricci Silva Carvalho e Caroline Bittencourt da Silveira.

A trama do simulado envolveu um caso real de homicídio e os participantes puderam desempenhar todos os papéis inerentes ao procedimento especial do processo penal como como juiz presidente, Ministério Público, defensor/advogado, réu, testemunhas, jurados, escrivães e oficiais.

Segundo as coordenadoras, a simulação visa aproximar os alunos da vivência prática na área penal, de modo que possam desenvolver suas habilidades e descobrir as suas preferências, dentro do campo da ciência jurídica.

Para a acadêmica Jeniffer Thayline Nascimento Godoi, que atuou no júri simulado como uma das representantes do Ministério Público, poder participar da atividade foi uma experiência ímpar. “O Júri Simulado é uma atividade muito comentada entre os alunos que ingressam no curso de Direito do Centro Universitário Integrado, poder ter o privilégio de fazer parte dele esse ano, inclusive em um papel também importante, foi incrível. Com certeza, é uma das experiências mais desafiadoras e deliciosas que vivi durante todos os anos de faculdade e marcou minha história como acadêmica”.

De acordo com Letícia Maila Tinelli Cunha, acadêmica que atuou como defensora na simulação, a atividade contribui significativamente para a formação dos acadêmicos de Direito. “Foi uma experiência incrível, deu trabalho, porém valeu muito a pena, foi muito gratificante. Acredito que contribui demais para a formação acadêmica de quem participa, é um teste mesmo e pra quem está fazendo é muito real”.

O Júri está previsto na Constituição Federal de 1988, sendo um direito individual daqueles que são acusados de crime doloso contra a vida, de serem julgados por seus pares.