O canal de conteúdo do Grupo Integrado

Atriz e escritora abordou as conexões humanas em tempos digitais

O Centro Universitário Integrado realizou, na noite de segunda-feira (23), a abertura da 12ª edição do Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (CONCCEPAR). O evento, promovido na unidade Câmpus, contou com apresentação da Cia. Sou Arte, palestra da atriz e escritora, Denise Fraga, foodtrucks e estandes de patrocinadores. 

Em seu discurso, a reitora do Centro Universitário Integrado, Maria da Conceição Montans Baer, destacou a importância da ciência para a sociedade. “A ciência precisa de pessoas que tenham consciência do mundo e das necessidades que ele tem, de pessoas que pensam o mundo de forma diferente e nós como instituição de ensino temos a obrigação de darmos a nossa contribuição pensando no mundo que vamos deixar para as futuras gerações”.  

O vice-reitor do Integrado, Jeferson Vinhas parabenizou a organização do evento. “O Conccepar é mais uma importante iniciativa do Grupo Integrado que vem, ao longo do ano, promovendo diversas atividades para que a gente possa se desenvolver. O congresso é onde a gente respira cultura e ciência e está sintonizado com o que a gente tem de melhor”.

Como atração principal da noite, a atriz Denise Fraga abordou de maneira leve e descontraída a necessidade de resgatar o lado humano das conexões pessoais. Na palestra intitulada “Conexões humanas em tempos digitais”, ela ressaltou que, na nossa realidade, a gentileza é como um verniz necessário, uma camada que torna a convivência agradável e nos ajuda a fazer outras pessoas felizes. Durante a palestra, Denise também destacou que é preciso cultivar o silêncio, “algo que o mundo virtual não tem.” O silêncio breve no meio de um discurso deixa a fala ecoar, ajuda a assimilar o raciocínio que foi exposto, dá um peso maior para as palavras. Assim, cultivar essas pausas tem a ver com absorver melhor o que chega até nós.

XII CONCCEPAR

Em 2022, o CONCCEPAR tem um olhar voltado às mudanças que a sociedade está vivenciando e traz assuntos e palestrantes relevantes para fomentar ideias e provocar transformações. Os eixos abordados nesta edição são a Humanidade e Cidadania; Inovação; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Saúde e Bem-estar.

A 12ª edição do CONCCEPAR segue até sexta-feira com uma programação diversificada com minicursos, palestras, oficinas, workshops e atividades culturais.