Evento gratuito, ofereceu exposições de cursos de graduação e espaço networking para orientação de carreiras

O Centro Universitário Integrado recebeu cerca de 3 mil visitantes em sua 17ª Feira das Profissões, realizada em dois momentos distintos: das 8h às 12h e das 19h às 22h na última sexta-feira, 15. O evento gratuito proporcionou aos participantes a oportunidade de explorar cursos de graduação, interagir com acadêmicos e docentes do ensino superior e receber informações para tomar decisões conscientes sobre suas futuras carreiras.

Escolher a direção a seguir após a conclusão do ensino médio é uma decisão crítica para os jovens estudantes. Diante das numerosas opções disponíveis, foram mais de 20 cursos em exposição, a Feira das Profissões surge como uma alternativa valiosa para ajudar a definir trajetórias acadêmicas e profissionais.

Para Matheus Marques de Melo, de 18 anos, e atualmente cursando o 3.º ano do ensino médio, a feira proporcionou uma visão das inovações em seu futuro curso. “Eu quero cursar agronomia e ver o uso do drone e os trabalhos que fazem aqui é muito legal,” destacou o estudante, que também ficou impressionado com o curso de Medicina Veterinária. “Conhecer a estrutura, ver a cirurgia de castração ao vivo, foi muito interessante,” acrescentou Matheus.

Este ano, o evento foi além dos estudantes do ensino médio ao se estender para o horário noturno, incluindo a comunidade em geral, conforme explicou a coordenadora pedagógica de Gestão Acadêmica, Mariane Bagatin. “Nós sabemos que é uma etapa muito importante para o estudante, é a decisão do seu futuro, da sua carreira, e para nós é muito gratificante esse momento. A gestão acadêmica se prepara juntamente com todos os professores e estudantes participam desse momento para receber famílias, comunidade e aqueles que estão terminando o ensino médio”, contou Mariane. 

A feira é um evento que reúne participantes não apenas de Campo Mourão, mas, de toda região. Foram mais de 54 ônibus de diversas cidades com alunos que estão concluindo o ensino médico, como a estudante Camila Teodoro, de Campina da Lagoa, que fica a aproximadamente 1 hora de Campo Mourão. Camila descreveu a experiência de conhecer a feira como um momento esclarecedor. “Essa é a minha primeira feira. Eu ainda não tenho nenhuma ideia de um curso, mas, pretendo olhar todas as salas e ver com o que eu mais me identifico para poder fazer vestibular. Conhecer mais sobre cada curso vai me ajudar no momento da escolha,” disse a jovem que gostou principalmente da sala do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética.

Além de salas expositivas, uma das novidades deste ano foi o Espaço Networking, que permitiu a interação com parceiros que oferecem bolsas de estudos, financiamentos e instituições complementares que disponibilizam especialistas em orientação de carreira, com o objetivo de proporcionar o máximo de informações para quem está no momento de escolha. As apresentações dos cursos e da estrutura foram apresentadas por colaboradores do Integrado e principalmente por acadêmicos, como destaca diretora de Gestão Acadêmica, Luciana Pontes. “É muito bonito de ver a felicidade que eles têm em falar dos cursos, o orgulho que têm, isso é muito importante até porque é uma linguagem jovem, eles conversam de igual para igual com os outros estudantes e enfatizando que há de melhores cursos na futura profissão”, destacou Pontes. 

Além de enfatizar o comprometimento da equipe do Centro Universitário Integrado, Luciana destaca que para o evento ser realizado é necessária uma força tarefa para receber todo esse público. “Precisamos ressaltar o trabalho da nossa equipe, que é muito dedicada, extremamente comprometida, tanto toda a equipe da gestão acadêmica, que não mede esforços para fazer o melhor trabalho, para atender a comunidade, os nossos futuros estudantes, assim como todos os nossos coordenadores, os nossos professores e colaboradores,” concluiu Luciana Pontes. 

A Feira das Profissões do Centro Universitário Integrado se consolida como um evento fundamental para orientar e inspirar os futuros acadêmicos na escolha de suas carreiras, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados e bem preparados para o mercado de trabalho.