Acadêmicos dos cursos a distância e presencial celebram a conquista de receber um diploma de uma Instituição nota máxima no MEC.

Fotos: Vision Color  

“Essa é para você mãe!” ecoou a fala da mais nova bacharel em direito Anna Beatriz dos Santos Oliveira durante a cerimônia. Na última quinta-feira, 03 de agosto, o Centro Universitário Integrado realizou a de Colação de Grau de 27 cursos de nível superior. A solenidade foi marcada por um clima de celebração e conquista, reunindo 167 acadêmicos que tiveram seus esforços recompensados ao receber o diploma que simboliza a passagem da vida acadêmica para a vida profissional. O evento ocorreu no centro de eventos Mourão Garden reunindo familiares, amigos e colaboradores da Instituição.

Dentre discursos emocionados e homenagens ao corpo docente, a jovem Anna Beatriz dedicou a conquista à sua mãe. A mais nova bacharel do curso de Direito contou que enfrentou muitas dificuldades para concluir a graduação e por isso ficou tão emocionada.  “A pandemia foi um dos momentos mais difíceis e pensei que teria que trancar o curso, pois meu pai cortador de lenha e minha mãe faxineira. No final do semestre, muitas vezes, não tinha como pagar, mas minha mãe sempre me encorajava a continuar na faculdade. Foram tantos desafios e momentos difíceis que ao subir aquelas escadas, um filme passou em minha mente, onde o rosto da minha mãe estava presente”, disse a jovem, infelizmente sua mãe não pode participar desse momento presencialmente. 

A família de Thamiris Rodrigues dos Santos, 26 anos , que graduou Tecnologia de Processos Gerenciais veio de Terra Boa para prestigiar essa grande conquista da filha.  Os pais e o esposo chegaram cedo e ficaram na plateia para assistir à cerimônia. A mãe Mirian Bezerra Salvador contou como estava feliz: “Para mim é um orgulho. É muito importante para mim, para ela, eu fico radiante por ver minha filha chegar até esse momento”, disse emocionada a mãe de Thamiris. O esposo Julio Peçanha, que acompanhou todos os esforços, lembrou que esse é um grande marco na vida de todos, pois sabem o quanto ela se dedicou. “É um orgulho muito grande ver ela conquistando essa vitória, é um dia muito emocionante para todos nós”, disse Julio.

Não foram apenas familiares que celebraram a conquista. Durante o evento as homenagens e discursos demonstraram que durante a trajetória de uma graduação podem surgir muitos desafios, como lembrou o vice-reitor Jeferson Vinhas Ferreira. “Sabemos que todos aqui enfrentaram obstáculos, momentos difíceis, de adaptação, que se intensificaram com a pandemia, mas, hoje é o rito de passagem. Até a colação de grau, somos estudantes e a partir de hoje vocês serão profissionais que levam na história de cada um o nome do Integrado.”, discursou o vice-reitor.

Para Sara Emeline de Souza, 27 anos, do curso de  Pedagogia compartilhar um pouco da sua alegria é uma forma de celebrar seu diploma: “É muita emoção, logo que eu entrei na faculdade eu descobri que estava grávida e foi complexo conciliar a minha gestação, com o curso”, contou a jovem que não desistiu. “Ser mãe e estudar não é uma tarefa fácil, exige muito da gente, tanto mentalmente quanto fisicamente, mas hoje eu me sinto realizada, é muito gratificante”, afirmou Sara que hoje tem um filho de quatro anos, Bernardo, que foi assistir a mãe receber o diploma. 

Os cursos de graduação mencionados abrangem diversas áreas profissionais, como; Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil e de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, além de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Estética e Cosmética, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Desenvolvimento do Agronegócio, Gestão Pública, Marketing e Processos Gerenciais. Cada um desses cursos proporciona uma formação específica preparando os estudantes para carreiras relacionadas às respectivas áreas.