Instituição destaca conexão entre pesquisa, extensão, ciência e inovação em Campo Mourão

De 3 a 6 de outubro, Campo Mourão sediou a 7ª edição do Empreende Week, um dos maiores eventos de ciências e empreendedorismo do Paraná, teve como objetivo promover a união entre empresas, microempreendedores, educação e sustentabilidade, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento regional. O Empreende Week foi realizado no Mourão Garden e contou com a participação de instituições de ensino, profissionais liberais e startups, todos contribuindo para um ambiente de compartilhamento de conhecimento e networking.

O Grupo Integrado teve uma participação ativa como co-organizador do evento, representado por várias empresas, incluindo o Colégio, o Centro Universitário e a BeAgro. Sua atuação foi marcada pela promoção da conexão por meio de pesquisa, extensão e tecnologia, estabelecendo-se como um dos principais impulsionadores do evento.

Acadêmicos em destaque

Beatriz Barbosa Montanher, acadêmica do 6º período do curso de Odontologia, participou das exposições relacionadas a pesquisas científicas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada durante o Empreende Week. Beatriz enfatizou a importância de eventos como este para o crescimento pessoal e profissional, destacando a pesquisa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como exemplo. “Durante as apresentações, muitas pessoas vieram em busca de informações sobre nosso projeto, e para nossa surpresa, muitas delas não estavam cientes de que IST era a nova denominação, visto que anteriormente eram chamadas de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Levar conhecimento para a população é muito gratificante”, afirmou a jovem.

Integrarte: Arte, Ciência e Tecnologia 

O grupo de teatro do Centro Universitário Integrado, conhecido como Integrarte, criou uma peça especialmente para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A peça abordou a importância das ciências básicas no desenvolvimento sustentável do país. Francielle Baptista, supervisora de pesquisa e iniciação científica do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NEPE) do Integrado, explicou que o objetivo da peça era enfatizar a divulgação e popularização da ciência. A apresentação, realizada por acadêmicas de diversos cursos do Integrado, destacou o papel das mulheres na ciência, especialmente na área de tecnologia. 

Além do Empreende Week, as sessões de teatro serão levadas a escolas de educação básica em Campo Mourão e municípios da região, especialmente aqueles com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Queremos informação sobre ciência para a população, especialmente para crianças e adolescentes, sensibilizar meninas sobre as possibilidades na carreira científica.”, declarou Francielle.

BeAgro no palco principal

A primeira vertical agro do Grupo Integrado, a BeAgro, marcou presença no palco principal do evento na mesa-redonda com o tema “A importância dos ecossistemas de inovação para o agro do futuro” foi realizada por representantes da BeAgro e CoCriagro.

De acordo com o Diretor de Negócios do Grupo Integrado, Rafael Zampar, a participação da BeAgro no Empreende Week proporcionou uma aproximação ainda maior da iniciativa com a comunidade e o ecossistema educacional de Campo Mourão. “Estabelecemos novas conexões, proporcionando crescimento e inovação no setor agro e na instituição”, destacou Zampar.

Para Tatiana Fiúza da Cocriagro, a 7ª edição do evento surpreendeu, não apenas em termos de tamanho, mas também em qualidade. “Foi um prazer compartilhar nossas experiências na CoCriagro e desmistificar a ideia de que o agro é insustentável. Ao apresentar dados em um evento de inovação e tecnologia, destacamos quantos empresas se preocupam com aspectos como a sustentabilidade e o desenvolvimento de novos negócios, contribuindo significativamente para o país”, afirmou Tatiana.

Durante a conversa, Zampar também anunciou o lançamento do novo ecossistema de inovação do Grupo Integrado, o Integrow, um programa de pré-incubação e incubação que oferece uma série de recursos e serviços para ajudar empreendedores a transformar suas ideias em negócios de sucesso.