O evento reunirá as 20 principais universidades do Estado, com a presença de mais de 2 mil atletas em diversas modalidades esportivas.

 O Centro Universitário Integrado está em contagem regressiva para a sua maior participação nos Jogos Universitários do Paraná (JUPS) será realizado na cidade de Apucarana e os jogos ocorrerão nos dias 7 a 13 de julho. A delegação do Integrado está composta por 92 pessoas, entre atletas, técnicos e equipe de apoio. 

O coordenador de esportes do Centro Universitário Integrado, Bruno Fidelis, destaca a importância do evento, não apenas no âmbito esportivo, mas, como momento importante para interação social entre estudantes de diversas instituições. “Os Jogos Universitários do Paraná são um momento de orgulho para o Integrado, que reconhece a importância do esporte na formação integral dos estudantes. Além de incentivar o desempenho esportivo, os jogos promovem a união entre os participantes, a amizade e a representatividade da instituição no cenário esportivo estadual”, explicou Fidelis.

Jaqueline Ferreira de 26 anos, acadêmica do curso de fisioterapia, irá competir na modalidade atletismo. Ela está confiante e espera uma ótima realização das provas, que apesar de ter tido pouco tempo de preparação, se sente pronta para o evento. “É a minha primeira vez competindo no JUPS e darei meu melhor nos jogos, estou bem confiante, espero uma ótima realização das provas e trazer medalhas”, destacou a atleta.

Já Matheus Henrique Thomaz, de 28 anos, acadêmico do curso de Educação Física, participará em modalidade coletiva, através do futsal. O jovem destaca que a equipe teve um bom tempo de treinamento, estão focados e preparados para a competição. “ Tivemos uma boa preparação, com vários treinamentos da nossa equipe, conseguimos no último mês treinar várias vezes com o professor, estamos muito focados e preparados com um único objetivo que é de sermos campeão”, destacou Matheus confiante.

A instituição irá participar das seguintes modalidades: atletismo, natação, judô, karatê, futsal, basquete, voleibol e a modalidade acadêmica, que consiste em apresentação de trabalhos.  A delegação do Integrado será formada por acadêmicos de diversos cursos, representando a diversidade e o espírito esportivo da instituição. Os cursos envolvidos são: Medicina, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Estética, Biomecânica, Farmácia, Biomedicina, Agronomia, Engenharia, Medicina Veterinária, Administração e Psicologia.  “O JUPS é considerado o maior evento esportivo universitário do Paraná, com a participação de 2300 atletas. No ano de 2022, o Centro Universitário Integrado conquistou a 11ª colocação, e para 2023 temos como objetivo ficar entre as 8 melhores”, afirmou o coordenador.

 Na modalidade acadêmica, em que os estudantes apresentam artigos científicos, Joana Vilas Bôas representará o Centro Universitário. Ela está ansiosa, mas confiante em sua apresentação. “É a primeira vez que eu estou participando da competição, estou um pouco nervosa, confesso. Já apresentei trabalhos em outros eventos, mas é a primeira vez que eu estarei representando o Integrado”, contou a Joana. A jovem de 22 anos que irá apresentar o artigo científico intitulado:  “Respostas imuno-endócrinas em atletas de marcha atlética”.

Para o veterano nos JUPS, Anderson Rezende dos Santos, de 25 anos, espera melhorar seu tempo nas provas de atletismo de 1500 metros, 800 metros e 3000 metros com obstáculos. Ele tem grandes expectativas de fazer uma boa prova e aprimorar seu desempenho. Santos destaca a preparação intensa desde o período de base e ressalta que a equipe está ciente dos desafios, mas confiante em alcançar o pódio. “Quero fazer uma boa prova e melhorar muito tempo.  Estamos nos preparando desde o período de base que começou ano passado em novembro fazendo testes, treinando seis vezes na semana para chegar na melhor forma possível nesta competição, estamos cientes que não será nada fácil, mas também não será impossível”, pontuou o atleta.

Já a jovem Jamille Fernanda, de 21 anos, a acadêmica que cursa psicologia e competirá através do voleibol ressalta o apoio que recebe do Centro Universitário Integrado para participar do evento esportivo.  “É uma ótima experiência, muito bem estruturada pelo Estado e pelo Integrado, acredito que este ano, nós como equipe, estamos mais preparados para enfrentar as demais instituições. Iremos com um número maior de atletas, nos possibilitando competir em mais modalidades e aumentando também as chances de vitória. “, pontuou Jamille.