As irmãs gêmeas Biazon somam 64 medalhas e 14 troféus somente em 2023

Programa incentiva o desenvolvimento esportivo e acadêmico de estudantes

O Grupo Integrado divulgou na última segunda-feira (11) a lista de 41 atletas contemplados com bolsas de estudo desde o Ensino Fundamental e Médio a graduação para o ano de 2024. O programa, que é uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento esportivo para estudantes do Colégio Integrado e do Centro Universitário Integrado, fornecendo bolsas de 40% a 100%, dependendo do desempenho do atleta em competições e do curso escolhido.

Entre os contemplados estão atletas de diversas modalidades, incluindo xadrez, tênis de mesa, atletismo, vôlei, futsal, handebol, karatê, judo, basquete e natação, além da modalidade de natação paralímpica.

As gêmeas Natália e Heloíse Biazon, 12 de anos, são duas das atletas contempladas com bolsa 100% para o Ensino Fundamental. As meninas iniciaram as aulas de Xadrez na Escola Municipal Gurilândia por meio do projeto: xadrez – um esporte educacional da Associação Mourãoense de Xadrez. “Desde que iniciaram as aulas logo se apaixonaram pelo esporte. E com pouco mais de três meses de aula, Natália foi Campeã nos jogos primários e as conquistas a cada dia se tornaram mais frequentes”, conta a mãe, Regina Biazon.

A bolsa representa para as gêmeas uma oportunidade de continuar praticando o esporte que amam e dedicar-se aos estudos. “Fazer o que amamos e com isso ser contemplada com bolsa de estudos é sem dúvida um motivo impulsionador para dedicar cada vez mais a buscar resultados ainda mais expressivos”, afirma a mãe orgulhosa. As irmãs somam mais de 10 títulos somente em 2023, dentre eles, Natália sagrou-se campeã brasileira 2023 e Heloíse, Vice-campeã brasileira. 

Outro beneficiado com bolsa integral é Anderson Rezende dos Santos, de 25 anos, estudante de Educação Física. Influenciado pela irmã mais velha, Eluana, Anderson se apaixonou pelo atletismo.

“Os maiores desafios sem dúvida são estar longe dos familiares e amigos, mas sei o que é necessário. Minha família, sem dúvida, é meu suporte, minha irmã sempre será meu exemplo, ela também é formada em educação física e eu me espelho muito nela”, afirma Anderson.

Para o atleta, a bolsa é um incentivo para continuar se dedicando ao esporte e aos estudos. “Na vida acadêmica influencia porque eu sei que eu tenho que tirar boas notas para não perder a bolsa e na vida esportiva é bom que é uma motivação a mais, para mim, continuar treinando e obtendo o melhor resultado”, diz Anderson.

Gabrielly Cristina dos Santos, de 19 anos, também é uma das atletas contempladas com bolsa integral. Praticando atletismo desde os nove anos, Gabrielly acumula diversos títulos e considera o esporte sua paixão.

Gabrielly compete na modalidade Marcha Atlética e ficou em 3.º lugar no Sul-Americano sub20

“É uma conquista enorme para mim, esse é o segundo ano que eu consigo essa bolsa de 100% que veio para abençoar minha vida. É ótimo ver que tem alguém que olha pela gente e incentiva, por isso tento que conciliar os dois com excelência”, afirma Gabrielly que se mudou de Curitiba para Campo Mourão para estudar e treinar, somente esse ano a atleta alcançou os títulos de Campeã Brasileira sub 20, levou medalha de Bonze no sul-americano sub 20 e foi Vice-campeã nacional sub 23.

O Centro Universitário Integrado oferece diversos programas de incentivo ao esporte, incluindo bolsas de estudo, apoio às competições e eventos esportivos. O objetivo da instituição é promover o desenvolvimento esportivo e acadêmico dos estudantes, incentivando a prática de esportes e a busca por uma educação de qualidade.

Créditos das imagens:

Regina Biazon

Gustavo Alves