Objetivo do projeto é proporcionar uma experiência internacional aos acadêmicos

O Intlabs, programa de Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Integrado, em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (NEPE) e a Universidad Científica del Sur (Unisur), de Lima – Peru, promoveu a “Jornada Internacional de Graduação – Conexão Brasil x Peru”.

A iniciativa contou com duas aulas-espelho, ministradas por professores das duas instituições para turmas regulares do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (presencial e EAD), no Brasil, e Tecnologia e Negócios, no Peru. A primeira aula foi ministrada pelo professor Anderson Mine Fernandes e a segunda pela professora Gina Huertas Camacho.

“Eu achei essa experiência interessante, por envolver duas instituições de países e culturas diferentes, mas com a mesma sede de conhecimento. A experiência foi ótima, participar de uma aula espelho foi muito bom, nunca havia participado de um evento como este. Tudo correu muito bem e pudemos trocar conhecimentos nas duas aulas”, conta o professor Anderson.

Para o estudante Kleber Trugilo, que está no terceiro período do curso de TADS a experiência foi muito positiva. “Acho muito importante esse contato com instituições de outros países. Isso nos possibilita ampliar nosso network o que, para a minha área, é essencial. Como futuros profissionais neste mundo globalizado para conquistarmos melhores empregos precisamos, pelo menos, nos familiarizar com outros idiomas e a faculdade é um meio propício para que essas interações aconteçam. Eventos como estes favorecem a nossa formação”. 

O coordenador da área de Gestão do Integrado, professor Marcelo Cordeiro explica que a escolha da universidade parceira foi estratégica. “A escolha da Unisur deve-se às áreas de tecnologia e negócios, que se destacam nessa universidade. A mesma tem parceria e experiência com diversas universidades europeias e tem professores com mestrado e doutorado na área, além da participação recorrente em pesquisas de ponta”. 

Cordeiro ressalta ainda a importância do projeto para a formação dos acadêmicos. “Em primeiro lugar, é uma troca de experiência técnica e cultural. É possível também comparar as competências trabalhadas em ambas as instituições. Nesse caso, o tema era desenvolvimento web e foi possível perceber uma sintonia entre os conteúdos e técnicas de estudo-aprendizagem”. 

A Jornada Internacional de Graduação foi viabilizada por meio do NEPE, sob coordenação do professor Fabrício Pelloso, no processo de internacionalização do Integrado e contou com a participação da coordenadora-adjunta Rose Scheffer e da supervisora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Telma Amaral.