Expedição Cerrado virá a Campo Mourão no dia 16 de janeiro; evento vai debater temas do agronegócio como o manejo de altas produtividades no Sistema Soja-Milho

Evento de agronomia debate o manejo de alta produtividade do sistema Soja-Milho

A Expedição Cerrado virá ao município de Campo Mourão (PR) para um evento inédito com produtores rurais, empresários, cooperativas, estudantes e professores ligados ao agronegócio. O encontro será no dia 16 de janeiro de 2024, das 8h às 18h, na unidade Câmpus do Centro Universitário Integrado.

Em 11 anos de atividades, essa é a primeira vez que a caravana – formada pelo Grupo de Experimentação Agrícola (GEA) da Esalq/USP – desembarca no Noroeste do Paraná, que é uma das regiões de maior produtividade do país. 

O objetivo é debater o manejo de altas produtividades do sistema Soja-Milho, ter contato com os desafios enfrentados pelos produtores locais, compartilhar conhecimentos técnicos e estreitar relações entre as instituições de ensino. 

Acadêmicos de Agronomia do Centro Universitário conciliam teoria e prática no campo

Parceria de sucesso

A Esalq/USP é a escola de agronomia mais antiga do país. Já o curso de agronomia do Integrado conquistou o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior particulares no Estado, o sétimo lugar no cenário geral paranaense e a 42ª posição em nível nacional, de acordo com o Ranking Universitário da Folha 2023.

A vinda a Campo Mourão está sendo viabilizada pelo BeAgro; o primeiro ecossistema de educação, inovação e tecnologia para o agronegócio do Brasil. Essa vertical do agronegócio tem dezenas de projetos e ações como bootcamps, webinários, residência agronômica, educação corporativa e oferta diferentes conhecimentos e novas especializações. 

“Graças a esses trabalhos, somos reconhecidos como um importante polo acadêmico no ensino do agro e isso ajuda em novas parcerias como essa”, explica Marcelo Savoldi Picoli, pós-doutor em Patologia das Plantas pela Universidade Estadual de Iowa (USA) e coordenador do curso de agronomia do Centro Universitário Integrado.

Programação

As palestras que vão acontecer no dia 16 de janeiro de 2024 envolvem temas como a Performance agronômica da cultura da soja num cenário de mudanças climáticas; Fixação biológica de nitrogênio na soja; Manejo das plantas daninhas capim-pé-de-galinha e caruru Palmer resistente a herbicidas; Adubação e nutrição em Soja-Milho.

De Campo Mourão, a expedição segue – via Oeste do Brasil – para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraguai, onde os participantes vão conhecer as lavouras de soja do país vizinho. O grupo retorna a São Paulo pelo litoral, mas antes visita o Porto de Paranaguá (PR) para entender a logística da exportação de grãos.

Origem

A Expedição Cerrado é a maior viagem técnica organizada por estudantes de agronomia no Brasil. Ela começou em 2012, saindo de Piracicaba (SP) em direção ao Nordeste, e o objetivo inicial era conhecer as dores dos produtores rurais e as plantações de soja. 

“Com o tempo, a expedição anual foi ampliando e abrangendo mais locais nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e outros tipos de culturas como milho, café, feijão e algodão. Essa será a primeira vez internacionalmente e teremos um foco importante sobre os impactos no campo do fenômeno El Niño”, diz Maria Fernanda Sanches, organizadora da edição 2024.

Os participantes da Expedição Cerrado são avaliados em rigorosos processos seletivos e também pelo desempenho na universidade. De todos os inscritos, apenas 13 foram aprovados para a caravana de 2024.

Exemplos da vida real

A acadêmica de agronomia relata que viu algumas coisas nas lavouras que mudaram sua percepção em determinados assuntos. “No interior de São Paulo, onde está a Esalq/USP, não há problemas de logística como no Centro-Oeste do Brasil, onde as áreas são muito grandes e impactam no custo do produto, devido aos longos trajetos de transporte”, conta Maria Fernanda.

Já numa fazenda do Mato Grosso – em que o proprietário precisava fazer uma correção de solo – os estudantes aprenderam em sala de aula que calcário seria a solução para aquele problema. Na teoria, algo simples: aplica na quantidade certa e o problema está resolvido. Mas na prática, viram que é inviável, já que o produto quase não está disponível na região e o custo logístico para transportá-lo até a fazenda era altíssimo.

“O produtor tem que se virar com o que tem. E isso é o bonito da agronomia: a gente vê na prática o que acontece da porteira pra dentro, as dores do produtor, a planilha de custos da fazenda, coisas que são bem diferentes da teoria na escola. Assim é que a gente aprende, adaptando o teórico à prática”, complementa a organizadora da Expedição Cerrado edição 2024.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Serviço

O que: Evento Manejo de altas produtividades no Sistema Soja-Milho e diversas palestras do agronegócio

Quando: 16 de janeiro de 2024, das 8h às 18h

Onde: Na unidade Campus do Centro Universitário Integrado [Rua Lauro de Oliveira Souza, 440 – Área Urbanizada II, Campo Mourão – PR]

Quanto: R$ 60 por pessoa

Inscrições e mais informações: https://eventos.grupointegrado.br/evento/manejo-de-altas-produtividades-no-sistema-sojamilho/7666 

Crédito das imagens: Marcelo Picoli