Programa insere acadêmicos de Pedagogia no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do governo Federal vinculado à CAPES desenvolvido por instituições contempladas em todo o país. O Centro Universitário Integrado participa do PIBID com os cursos de Pedagogia (modalidades EAD e Presencial) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão, nas escolas municipais Domingos José de Souza e Paulo VI.

“O PIBID envolve a formação inicial dos nossos acadêmicos, com supervisão das professoras da educação básica, oferecendo bolsas-auxílio para todos os participantes, acadêmicos do Integrado e professoras supervisoras das escolas participantes”, explica a coordenadora institucional do PIBID Integrado, professora Elaine Nantes.

A coordenadora institucional explicou ainda que devido à pandemia do Covid-19, o trabalho está sendo realizado de forma remota. Os acadêmicos passaram por uma formação teórica e atualmente participam das aulas on-line e atuam na análise e produção de materiais.

Aula remota produzida pela professora Cláudia de Souza Rocha, da Escola Municipal Paulo VI

“Acredito que o comprometimento e a seriedade que temos com as atividades do projeto, é o que faz toda a diferença, além, é claro, de todo o auxílio que recebemos da nossa coordenadora institucional”, relata a professora Cláudia de Souza Rocha, da Escola Municipal Paulo VI, que participa do programa orientando sete acadêmicas.

“É nítido ver a contribuição do PIBID para com a formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia, bem como a aprendizagem dos alunos, em especial da Escola Municipal Paulo VI. Mesmo durante a pandemia, fazer a relação da teoria com a prática é de suma importância, e é o que fará toda a diferença no campo de atuação profissional dos acadêmicos”, finaliza a professora.

Write A Comment