Artigo dos estudantes do Integrado ficou entre os 5 melhores de 2195 trabalhos enviados

Acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado tiveram o trabalho premiado no 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado de 18 a 22 de setembro, em formato remoto.

Intitulado “Acolhimento Virtual de Vestibulandos em Uma Escola Médica no Interior do Paraná”, o trabalho dos acadêmicos Matheus Henrique Corbalan Barbosa Del Cistia, Felipe Marques Scheffer, Fernanda Forli Marangoni, Lauren Gotze Correa Lopes e Vinicius Gonçalves Olioze foi orientado pela professora Juliana Barrueco Costa e traz um relato de experiência sobre como foi feito o projeto de acolhimento dos vestibulandos de Medicina no Centro Universitário Integrado. 

Para o acadêmico Matheus Del Cistia, co-autor do artigo, apresentar o trabalho no COBEM foi uma experiência muito satisfatória. “Para mim, produzir um trabalho científico ou relatar uma atividade que fazemos no curso sempre é algo muito prazeroso, principalmente quando se trata do Congresso Brasileiro de Educação Médica. Após realizarmos o projeto com os calouros, tivemos muitos feedbacks positivos a respeito da atividade e, com isso, surgiu a ideia de levar ao COBEM e compartilhar com colegas de outras escolas médicas algo que fizemos que deu tão certo e foi tão bacana. O COBEM, por si só, sempre é um evento de troca, de compartilhamento. Quando falamos em educação médica, não tratamos de uma educação específica mas sim, de toda pluralidade que temos em nosso Brasil. O COBEM deste ano, temático de Paulo Freire, foi a oportunidade perfeita para tratar o acolhimento, a amorosidade e o cuidado coletivo nos encontros e reencontros da educação médica, do vestibular à pós graduação”, conta o acadêmico.