Projeto é coordenado pela rede internacional Businet

As acadêmicas Ellen Teófilo do curso de Odontologia e Waila Beatriz Ceolim do curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado, foram selecionadas e participaram do projeto multidisciplinar virtual de curta duração Busiskills 2021, coordenado pela rede colaborativa internacional BUSINET, parceira do Centro Universitário Integrado. A seleção das acadêmicas ficou a cargo do Núcleo de Internacionalização, setor vinculado ao NEPE – Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Integrado.

O projeto foi realizado de forma remota síncrona, com a participação de professores facilitadores e acadêmicos de instituições de diferentes países, como Brasil, Portugal e Bélgica. Do Brasil, o professor Dr. Lucas de Alcântara Sica de Toledo, dos cursos de Farmácia e Medicina do Centro Universitário Integrado, participou como facilitador de equipes.

Ellen Caroline Teófilo, acadêmica de Odontologia no Centro Universitário Integrado

Segundo a acadêmica Ellen, o projeto Busiskills teve como tema central o bem estar e as habilidades para o mercado de trabalho. “Sempre tive interesse e gostei muito de projetos que envolviam diferentes culturas e países. No Busiskills pude aprender mais sobre trabalho em equipe e sobre estratégias que não faziam parte do meu cotidiano. Fico muito contente com as oportunidades de cursos diferenciados que o Integrado oferece aos seus acadêmicos” relatou Ellen.

Foram criados grupos compostos por cerca de 10 estudantes de diferentes países com orientação de professores facilitadores para o desenvolvimento de trabalhos sobre temas como conflitos de gestão empresarial, saúde mental dos trabalhadores devido a COVID19, questões de gênero no mercado de trabalho, equilíbrio trabalho-vida pessoal, assédio no ambiente de trabalho entre outras questões.

Waila Beatriz Ceolim, acadêmica de Agronomia no Centro Universitário Integrado

“Participei do projeto Busiskills com estudantes de diferentes países. Foi um experiencia totalmente diferente, que agregou muito ao meu portfólio pessoal. Além de ter que me comunicar em inglês, também tive que me relacionar com pessoas de várias nacionalidades e costumes. Acredito que quem participar das próximas edições não vai se arrepender. Eu por exemplo, espero consegui participar de novo, obrigada Integrado pela oportunidade!, contou a acadêmica Waila.