Material foi distribuído a familiares de pacientes da Santa Casa de Campo Mourão

As acadêmicas do 7º período do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, Jeniffer Kely Martins e Juliana Schilive, desenvolveram uma cartilha com orientação às famílias de pacientes que fazem uso de sondas para alimentação em domicílio. 

O projeto foi desenvolvido no Hospital Santa Casa de Campo Mourão como atividade de estágio em Nutrição Clínica Hospitalar. As orientações incluem descrição da importância do uso da nutrição enteral a domicílio, os equipamentos necessários como sonda, frasco plástico, equipo, água filtrada ou fervida; Uso da dieta em pó ou líquida já pronta para o uso, orientações sobre a qualidade/validade dos produtos, administração correta e outras recomendações gerais acerca do uso das dietas.

Foram entregues 20 cópias da cartilha à equipe do Setor de Nutrição da Unidade Hospitalar para serem entregues aos pacientes. Além disso, o arquivo com o projeto foi disponibilizado para que o Hospital possa reproduzir o material e torná-lo parte da conduta nutricional.

A coordenadora-adjunta do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, Janaiara Berbel, explica que os cuidados com a dieta enteral domiciliar são fundamentais para evitar prejuízos na recuperação do paciente. “As orientações da cartilha são importantes pois pode acontecer a obstrução da sonda caso não seja manuseada corretamente. Caso a higienização não seja realizada corretamente pode ocorrer infecção. Além disso, caso o volume da dieta não seja administrado corretamente pode causar fístula, ruptura de varizes do esôfago e complicações gastrointestinais”.