Prática visa aproximar os estudantes da vivência prática na área penal

No último sábado (21), os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Integrado participaram de um júri simulado. A atividade foi realizada no plenário do júri do Fórum da Comarca de Campo Mourão. 

A trama do simulado envolveu um caso real de um homicídio qualificado ocorrido em 2005 e os participantes puderam desempenhar todos os papéis inerentes ao procedimento especial do processo penal como como juiz presidente, Ministério Público, defensor/advogado, réu, testemunhas, jurados, escrivães e oficiais.

De acordo com o professor de Direito Processual II,  Ramonn Luiz Domingues, que coordenou a atividade,  a simulação visa aproximar os estudantes da prática na área penal. “O objetivo aqui é pôr em prática o conhecimento teórico que os acadêmicos vêm angariando desde o primeiro período. Aqui nós revivemos um julgamento de um caso real. O interessante é que o resultado do processo original não necessariamente se repete na nossa simulação, porque é a partir da capacidade de argumentativa dos nossos acadêmicos que aqui representam acusação e defesa, em relação aos acadêmicos do primeiro período que vão representar o conselho de sentença é que vai ser decidido o resultado do processo. Eles são fiéis às mesmas provas, os mesmos fatos que ocorreram no caso real, mas é o desempenho de cada um deles que vai determinar o resultado dessa simulação”. 

Para o acadêmico Angelo Rocha, que está no décimo período e atuou como representante do Ministério Público na simulação, o júri simulado é uma experiência muito importante na trajetória acadêmica. “É a situação onde a gente tem contato com o público, é onde o Direito se insere na sociedade. Essa experiência para a gente é a “cereja do bolo” da faculdade, é o encerramento do curso com chave de ouro”.

Segundo o professor Ramonn Rodrigues, para participar do júri simulado, os acadêmicos se preparam durante todo o semestre. “Eles têm os processos com bastante antecedência para irem formulando teses de defesa, acusação e possíveis sentenças. A Vara do Tribunal do Júri tem uma parceria com o Integrado nesse sentido, o doutor Fabrício Voltaré libera sempre processos de homicídio para nós e a gente consegue reviver esses processos. Essa é a última atividade antes da prova final dos acadêmicos do 10º período. Desde o 7º período eles iniciam a parte prática, fazendo as peças processuais decorrentes de cada área do Direito e o Júri Simulado é o encerramento dessas atividades práticas da faculdade, daqui eles vão  para o TCC e a colação de grau”. 

Para Gabriel Rocha, acadêmico do primeiro período, acompanhar a simulação foi inspirador. “Eu estou há três meses na faculdade e foi muito bom ver como os colegas do último período atuaram. Foi uma experiência de vida muito boa e eu espero estar aqui daqui cinco anos”.  

Quem também se sentiu inspirado com a atividade foi o acadêmico Douglas de Lara, que está no sétimo período. “É muito interessante a faculdade promover esse evento, traz uma experiência para nós acadêmicos que nunca convivemos com o júri e nos permite aprender um pouco mais”.