Foto: Sesi

Durante o evento acadêmicos do curso de Direito abordaram temas sobre uso e direito de imagem e cyberbullying. 

Na quinta-feira, 29 de junho, o Setor de Relacionamento e Experiência Universitária, em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Integrado, realizou uma palestra na Escola Sesi em Campo Mourão, com tema “Em respeito à diversidade: bate-papo sobre bullying/ciberbullying e suas consequências”.

O evento foi organizado pela psicóloga e coordenadora do setor de relacionamento e experiência universitária, Thaís Serafim, que abordou o tema do respeito à diversidade e as consequências do bullying. Além disso, os estudantes do primeiro período do curso de Direito contribuíram com suas falas, apresentando as consequências legais desses fenômenos, incluindo o direito de imagem e ciberbullying.

De acordo com Thaís a iniciativa surgiu a partir da demanda da escola, que buscava orientações sobre o uso de fotos e vídeos dentro do ambiente escolar. “Os responsáveis pelos alunos aceitam o termo de uso de imagem, porém os estudantes não possuem autorização para gravar e divulgar imagens das aulas ou de seus colegas”, explicou Serafim.

Durante as palestras, aproximadamente 115 alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os impactos do bullying e ciberbullying, bem como sobre seus direitos legais em relação ao compartilhamento de informações e imagens. As apresentações ocorreram nos períodos da manhã, proporcionando um amplo alcance de público. “Como instituição de ensino superior temos um compromisso em colaborar com o desenvolvimento de nossa comunidade e abordar sobre um tema tão sensível como este, é justamente, cooperar na formação das novas gerações que em breve estarão aqui conosco se profissionalizando”, reforçou Thaís. 

A docente também ressaltou a importância de abordar criticamente e com cautela assuntos a respeito da diversidade e do combate ao bullying. “Nos empenhamos para oferecer atendimento aos estudantes, incluindo serviços de apoio psicológico e psicopedagógico, bem como atendimento educacional especializado que favorecem a inclusão e a trajetória de sucesso dos discentes”, explicou a coordenadora.

A palestra contou com a supervisão do Prof. Dr. Robervani Pierin do Prado, Coordenador do curso de Direito, e com a contribuição dos acadêmicos Andrey José de Aguiar, Matheus Matias Protti e Michele de Pieri Cioni. Para o acadêmico Andrey Aguiar a ação foi um momento importante para desenvolvimento da prática. “A palestra foi uma experiência inovadora que agregou à carreira acadêmica dos participantes, proporcionando novos conhecimentos e oportunidades de aperfeiçoamento na área de estudo. Além disso, permitiu o trabalho em equipe, possibilitando a discussão de diversos temas relacionados ao conteúdo abordado em sala de aula”, detalhou o estudante.