Iniciativa visa estimular o empreendedorismo e a inovação por meio de metodologias ágeis

Durante o XII Congresso Científico e Cultural do Estado de Paraná (CONCCEPAR), acadêmicos de Agronomia do Centro Universitário Integrado participaram do Demoday (Dia de Demonstração) como etapa final do “Projeto Celeiro de Inovações no Agronegócio”. 

As soluções desenvolvidas pelos acadêmicos foram apresentadas à banca composta por Tiago Andrade, Head de planejamento e negócios do Centro Universitário Integrado; Lidia Mizote, diretora da Fundação Educere de Campo Mourão; Sandro Nascer e Rose Colchon, representantes do Sebrae.

As equipes campeãs foram:  Agromourão, que desenvolveu um aplicativo para comércio de gado; Agrotóide, que apresentou um produto natural para controle de nematóides e Agrosul, que desenvolveu uma solução para melhoria na aplicação de inoculante durante a semeadura.

O evento contou com a participação de 11 equipes que apresentaram os resultados dos projetos de inovação desenvolvidos na disciplina de Projeto Interdisciplinar, sob orientação do professor Antonio Krenski. Os estudantes passaram por uma série de encontros com o especialista em Inovação e Consultor do SEBRAE, Diogo Takayama, percorrendo todas as etapas do processo, desde a ideação até a demonstração do produto na 12ª edição do CONCCEPAR.

Realizado pelo Núcleo de Empreendedorismo Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Integrado, organizado pelo curso de Agronomia e financiado pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2), o “Projeto Celeiro de Inovações no Agronegócio” é um projeto pioneiro na área de inovação dentro da universidade e como objetivo de aproximar os acadêmicos do terceiro período do curso de Agronomia de metodologias ágeis e atividades que incentivam o empreendedorismo e inovação, desenvolvendo soluções para problemas reais enfrentados pelos produtores e empresas rurais.